Blog da Jô Lopes - RIO GRANDE DO NORTE - www.jolopesrn.zip.net


Novo Terminal Pesqueiro do RN será concluído em 18 meses
 
Na manhã desta terça-feira (30), a governadora Wilma de Faria assinou a ordem de serviço para construção do terminal pesqueiro de Natal. As instalações serão erguidas em um terreno cedido pela união, por trás da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), entre a Pedra do Rosário e a Capitania dos Portos, no bairro da Ribeira e terá cerca de 200 metros de extensão de cais. A obra, no valor de R$ 29,5 milhões, tem prazo de 18 meses para ser concluída.
 
“Graças a um esforço enorme do Governo do Estado, conseguimos um convênio com o Governo Federal e os recursos para a obra estão totalmente garantidos. Agora quero agilidade dos técnicos da empresa contratada e das secretarias envolvidas para a construção andar dentro dos prazos. Com o terminal, vamos dar uma propulsão importante à pesca potiguar com a verticalização do processo, agregando valor através do beneficiamento do produto”, disse a governadora.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 17h21
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Emparn registra chuvas em 45 municípios do RN
 
A Emparn registrou chuva em 45 municípios do Estado, das 7h da última sexta-feira (26) às 7h desta terça-feira (30). O acumulado dos três dias demonstra que as chuvas foram de pequena intensidade. A região que apresentou os maiores índices foi a Central, onde em Timbaúba dos Batistas choveu 46 milímetros e em São Fernando 45,2 milímetros. Na região Oeste, choveu 46,4 milímetros em Patu; No Litoral Leste as chuvas diminuíram e as precipitações registradas foram de pequeno porte.
 
Céu variando de parcialmente nublado a claro em todas as regiões do Estado. Possibilidade de pancadas de chuvas ao longo da faixa litorânea leste devido a influência da brisa. Em Natal, a temperatura máxima pode chegar aos 27ºC e  a mínima não passa dos 21ºC.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 17h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Vereadores participam da “Semana de Natal em Lisboa” 

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal (CMN) Ney Lopes Junior, Edvan Martins e Dickson Nasser visitaram, nessa segunda-feira (29), o Centro de Arbitragem do Consumidor, na capital portuguesa Lisboa.  Depois da visita, os edis potiguares decidiram realizar uma audiência pública na CMN para discutir o assunto e as relações de consumo e conflitos internacionais. A audiência será realizada durante a “Semana de Lisboa em Natal”, que será realizada a partir do dia 17 de julho.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 16h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




AGRIPINO PEDE LICENCIAMENTO DE SARNEY 
 

O senador José Agripino declarou, agora a pouco, que os Democratas vão pedir o afastamento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AM), até que as investigações sejam concluídas. Agripino reuniu sua bancada nesta terça-feira (3) para tratar do assunto. A decisão entre os parlamentares do DEM, pelo  afastamento de Sarney foi consensual para que não se ponha em xeque a credibilidade da Casa. .

“A posição é partidária e consensual: vamos propor que o presidente Sarney se licencie pelo prazo que as investigações correrem. Vou marcar uma audiência com o presidente do Senado para anunciar a posição dos Democratas e depois farei o anúncio em plenário”, contou Agripino.

Nas últimas semanas, José Sarney tem sofrido uma série de acusações. A mais recente é de que um de seus netos, José Adriano Sarney, intermediava empréstimos consignados entre instituições bancárias e servidores da Casa. “Se as investigações apontarem a responsabilidade do presidente Sarney diante dos fatos, não teremos outra opção senão enviar para o Conselho de Ética”.

Em relação à instalação da CPI da Petrobras – adiada três vezes por manobras da base governista -, Agripino afirmou que os Democratas vão obstruir a pauta de votações até que a instalação seja feita. “Vamos obstruir os trabalhos. Não se delibera nada até que a CPI seja instalada. Nós estamos ao lado da opinião pública. Quem não quer investigar é que tem que responder ao povo”, frisou o democrata.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 16h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




HONDURAS EM CRISE

As reações ao golpe de Estado

As edições de terça-feira (30/6) dos principais jornais brasileiros, com exceção do Globo, dão destaque na primeira página para a reação geral contra o golpe de Estado que tirou do poder o presidente de Honduras, Manuel Zelaya.

A imprensa também chama atenção para a mudança de padrão no governo dos Estados Unidos e dos demais países do continente, que condenaram a atitude das forças armadas hondurenhas, mesmo que ela tenha sido respaldada pelo Congresso e a Suprema Corte daquele país.

O episódio também revela alguma mudança na orientação da imprensa latino-americana e brasileira, que em tempos não muito remotos costumava embarcar em aventuras militares contra governos eleitos democraticamente.

O fato de Brasil e Estados Unidos se alinharem aos governos de Cuba e da Venezuela de Hugo Chávez na defesa de um presidente eleito, mesmo que seu perfil político não seja propriamente uma unanimidade, revela que finalmente se pode construir uma base acima das divergências que ainda marcam as relações regionais.

Até mesmo o ex-presidente cubano Fidel Castro, que não é propriamente um exemplo de líder democrático, publicou um artigo, citado pela maioria dos jornais, elogiando a manifestação da secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, condenando o golpe e exigindo o retorno de Zelaya à presidência.

Defesa essencial

A reação contra o golpe é unânime, embora as visões sejam divergentes, destaca em artigo o jornal O Estado de S.Paulo. Por outro lado, os jornais oferecem amplo espaço para as manifestações das lideranças que representam essas visões divergentes, como o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, o venezuelano Chávez e o presidente Lula da Silva.

Ocupada em amenizar os efeitos da derrota nas eleições legislativas do fim de semana, a presidente da Argentina, Cristina Kischner, é a ausência mais notada no noticiário.

No geral, a imprensa está retratando um novo estágio na evolução política da América Latina, com a onipresença norte-americana sendo substituída por um conjunto de lideranças que, se não se entende em alguns detalhes, pelo menos se alinha na defesa essencial da democracia.

Exatamente como se espera dos Estados modernos. E como se deveria esperar sempre da imprensa, afinal de contas.

(Texto de Luciano Martins Costa - do Observatório da Imprensa)
Link:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/index.asp



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 14h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 19h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




A autodestruição do Senado

Por Ailton Salviano

O historiador e ensaísta satírico, escocês Thomas Carlyle (1795-1881), certa vez ao comentar do ponto de vista histórico e concordar com a atitude do imperador romano César Augusto (18 a.C.) que diminuiu onúmero de senadores de mais de mil para 600, disse: "uma assembléia com mais de mil membros pode fazer apenas uma coisa – destruir".

Se vivesse no Brasil nos dias atuais, Carlyle certamente estaria estarrecido e comprovaria que o ato de destruição de uma assembléia, no caso o nosso senado, depende muito mais de ações corporativistas que dopróprio número de senadores.

Aqui eles são apenas 81 e pela Constituição (artigo 44) deveriam representar os Estados. Mas, de forma egoísta, alguns defendem cegamente seus interesses, atropelam os ditames democráticos e maculama nossa Câmara Alta por onde passaram e ainda estão tantos brasileiros ilustres.

Amparados por uma legislação política anacrônica e blindados por um corporativismo vergonhoso alguns senadores cometem os atos mais torpes e abjetos contra a nação e com a aquiescência dos pares, se enclaustram como um esporo daninho e assim permanecem impunes até germinar numa nova fraude na primeira oportunidade. Que pensam esses senhores? Estarão acima do bem e do mal?

Entristece-me, na condição de eleitor, assistir a algumas raras vozes de figuras notáveis do senado, que educada e bravamente tentam ressuscitar a imagem da casa. Porém, essas vozes são quase sempre abafadas e reprimidas ou não ecoam em um ambiente mais adequado às desavenças, chantagens e rixas pessoais que aos parlamentos de discussões ideológicas onde são defendidos os interesses da pátria.

O senado, nesses últimos meses, deixou de ser a mais alta assembléia democrática da nação, local de discussão dos importantes temas das decisões políticas do país, para transformar-se num vergonhoso palco de teatro de bulevar onde a cada semana aflora um escândalo - uso indevido de passagens aéreas bancadas pelo erário, abuso de criação de cargos desnecessários, ações desonestas de diretores ímprobos, atos secretos numa tentativa de burlar a sociedade, contas paralelas.

Certamente, a fração infecciosa do nosso senado age como se todo o país fosse feito apenas de analfabetos políticos de memória volátil que podem reconduzi-los ao cargo tantas vezes quantas eles desejarem. A apologia à ignorância parece que fez escola em nosso país. Aqueles que deveriam ser o exemplo da ética, da dignidade e da honra estão fascinados pelas mordomias que lhes oferece o cargo e querem mantê-las a qualquer custo.

Ao invés de usarem a transparência nos seus atos, agem de forma oculta, apelam para as brumas do secreto para encobrir atos perniciosos de lesa-pátria.

Até quando teremos que engolir tudo isso?

Não foi essa a democracia que me ensinaram nos bancos escolares e que alguns colegas de curso morreram por ela. Nunca a célebre frase de Abraham Lincoln foi tão adequada: "Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente".

A pátria, envergonhada, lamenta.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 11h49
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




2014

Os principais desafios das 12 cidades brasileiras escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 começarão a ser discutidos pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na próxima terça-feira (30), em Brasília.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 21h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




GRIPE

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgou hoje o primeiro caso de morte no Brasil pela gripe suína: um gaúcho, de 29 anos, que contraiu a doença na Argentina e morreu hoje de manhã, no Rio Grande do Sul, de insuficiência respiratória.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 21h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SENADO

ATOS SECRETOS

O Ministério Público no Distrito Federal recomendou a anulação de todos os atos secretos do Senado desde 1995, além de publicação de todos os atos da Casa no Diário Oficial ou no Diário do Senado e não só no boletim interno, sob pena de nulidade dos que não forem tornados públicos. A recomendação foi encaminhada ao procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, para envio ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que, após recebê-la, terá 30 dias úteis para informar as medidas adotadas.

"Em regra, quando determinado ato que exige ampla publicidade não é publicado ou não observa o instrumento adequado de divulgação, diz-se que o ato é nulo e por isso não pode gerar efeitos, visto que a simples omissão no dever de dar conhecimento à sociedade da prática daquele ato não publicado já implica prejuízo social manifesto”, afirmam no documento os procuradores Ana Cristina Resende, Bruno Acioli, José Alfredo Silva, Paulo Roberto Galvão, Raquel Branquinho e Marcus Goulart.



Categoria: Minhas fotos
Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 21h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

LULA

Indiretas do Presidente-Políticagem do atrazo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, que o Brasil "foi construído para não funcionar". Lula fez o comentário enquanto assinava a promulgação da nova Lei da Pesca e da criação de um novo ministério para o setor. "Não adianta eu criar uma coisa interessante, colocar dinheiro à disposição e perceber depois que o projeto não funcionou como deveria", disse. "No Brasil tem mais gente para não permitir que se faça do que para fazer".

Em seu discurso, o presidente disse ter feito um desabafo diante do fato do período eleitoral estar se aproximando. "É preciso deixar tudo muito claro porque em época de eleição muitos picaretas aparecem com outras verdades", disse. "No Brasil não se pode fazer nada. Vemos que tem algo errado quando comparamos o salário de um engenheiro do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) que constrói uma rodovia e um fiscal do TCE (Tribunal de Contas do Estado) que fiscaliza a obra".



Categoria: Minhas fotos
Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 00h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

SENADO

Conselho de Administração é convocado após 15 anos

O novo diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, reuniu nesta sexta-feira (26) o Conselho de Administração do Senado, previsto no Regulamento Administrativo, e que não era convocado para deliberação há mais de 15 anos. Composto por vários diretores do Senado, o conselho terá por meta principal discutir e apresentar soluções, de forma colegiada, para assuntos de interesse da Casa.

Uma das primeiras providências do Conselho de Administração, conforme adiantou Haroldo Tajra, será conduzir o processo de reestruturação do Senado, em comum acordo com as recomendações da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

- A instalação do conselho representa uma nova fase de administração do Senado - resumiu Haroldo Tajra.

O diretor-geral do Senado negou, entretanto, que a reativação do Conselho de Administração foi feita em virtude das sindicâncias que investigam denúncias de irregularidades na Casa. Para ele, trata-se apenas de uma maneira pessoal de administração, ou seja, mais democrática e eficiente.

O 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), que compareceu à instalação do Conselho de Administração, pediu a todos os diretores empenho para que o Senado se recupere logo da crise administrativa.

A idéia é reunir o conselho de quinze em quinze dias, às sextas-feiras, a partir das 16h. Na reunião de instalação ficou decidido que os diretores não receberão qualquer tipo de remuneração.

(Texto de Cláudio Bernardo / Agência Senado)



Categoria: Minhas fotos
Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 00h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




SAUDADES... MICHAEL JACKSON

Presente chato, se foi no dia do meu aniversário (25/06). Ele entra para a história da música. Ficam as boas lembranças, a alegria e toda a força e expressividade da sua música.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 00h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




MICARLA E JORNALISTAS

Tem jornalista que “aparenta” em seus textos, atacar a administração da prefeita Micarla de Souza.

Eu já vi esse filme muitas vezes com outros personagens da política e do jornalismo potiguar. E sempre me pergunto quem se beneficia com o que, e que dignidade há nesse tipo de “iniciativa”.

Eu também já vi muitos jornalistas se destacarem na imprensa local, ficarem “famosos”, depois de matérias que “detonam”. E depois eu vi esses mesmos jornalistas se beneficiarem do poder.

Sem falar que há uns cínicos, que “detonam” e estão ao mesmo tempo se beneficiando de um lado ou de outro.

Nunca fui partidária de ninguém, quem me conhece sabe. Mas eu observo. Observo quem está tentando trabalhar, observo os abutres e observo os contrários.

Espero eu, que tais jornalistas não virem abutres a atrapalhar um trabalho quando ele está sendo bom. Nem se deixem levar pela vaidade, avidez, ou por joguetes de poder.

Porque nesses jogos nada é de graça. Até os “aparentemente” inocentes comentários ou os que se justificam usando a aparência de “virtude”, todos têm seu fim.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 18h06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Governadora decreta ponto facultativo
 
A governadora Wilma de Faria decretou ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração Direta, Indireta, Autarquias e Fundações do estado na próxima segunda-feira (29), com exceção dos serviços considerados essenciais. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira(25).



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 18h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Emater-RN entrega obras à população do Alto Oeste e Seridó
 
A população de quatro municípios do Alto Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte têm mais motivos para comemorar as festas juninas. É que o Governo do Estado iniciou a entrega de uma série de obras que trazem benefícios à população e contribuem para o desenvolvimento das comunidades. Na quarta-feira (24), foram inaugurados uma Escola de Inclusão Digital e Cidadania e um Escritório Local da Emater-RN no município de Major Sales, região do Alto Oeste. No sábado (27), é a vez de Florânia e Ouro Branco, que recebem uma Casa de Mel e uma Unidade de Beneficiamento de Carnes. Os projetos são realizados em convênios entre o Governo do Estado e Governo Federal, com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Ciência e Tecnologia.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 18h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Governadora autoriza início da construção do entreposto do mel
 
A governadora Wilma de Faria assinou nesta quinta-feira (25) a ordem de serviço para o início das obras de construção do entreposto do Mel, visando o fortalecimento da cadeia produtiva no território Sertão do Apodi. Estão sendo empregados recursos da ordem de R$ 424,7 mil provenientes de parceria entre os governos do Estado e Federal. O dinheiro será destinado, também, à compra de equipamentos.
 
A implantação do Entreposto do Mel no município de Apodi foi prometido pela governadora semana passada, quando lá esteve para assinar a ordem de serviço para construção do Parque Ecológico de Apodi. “Tenho compromisso com esta cidade. Estive reunida com a direção da Caern e já está autorizada a liberação de recursos para conclusão das obras de saneamento da cidade”, frisou a governadora.
 
A prefeita de Apodi, Gorete Pinto, destacou a parceria administrativa entre prefeitura e Governo do Estado. “Wilma demonstrou ter palavra. Em menos de uma semana voltou à cidade para cumprir o que prometeu. E ainda iremos, juntas, fazer muito mais por Apodi”, prometeu.
 
O entreposto, a ser construído numa área de 80 por 51 metros, situada na Base Experimental da Emparn, no Sítio Aurora, em Apodi, vai promover um alcance social e produtivo para 3.423 apicultores familiares, sendo 1.250 diretos e 2.173 indiretos. O posto de comercialização está inserido nas ações do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 18h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Deputados aprovam vários projetos e LDO fica para a próxima sessão

Durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (25), a Assembléia Legislativa realizou importantes votações. Os deputados apreciaram várias matérias e votaram, entre outras coisas, o reajuste salarial dos defensores públicos do estado e as modificações dos requisitos para aposentadoria na Polícia Militar. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que seria votada nesta quinta e segundo o relator, o deputado Walter Alves, tem cerca de 25 emendas, foi adiada para a próxima terça-feira (30).

Na primeira votação da sessão, foi aprovado por unanimidade o reajuste salarial dos defensores públicos do estado. O salário dos defensores, cerca de R$3 mil, é considerado muito baixo se comparado a outras carreiras jurídicas. O reajuste aprovado foi de 150%.

Logo em seguida foi votada a mensagem governamental que visa adequar as políticas de promoções dentro da Polícia Militar e modifica os requisitos para a aposentadoria dos policias. A matéria foi aprovada por 18 votos a favor e nenhum contra. O deputado José Dias não votou porque considerou que a mensagem não apresentava clareza. “Eu não posso votar o que não entendo”, disse.

Outras matérias também foram aprovadas por unanimidade: a gratuidade do acesso das pessoas de menor poder aquisitivo à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação, de autoria do deputado Wober Júnior; a obrigatoriedade da triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha) no sistema público de saúde, proposta pelo deputado Vivaldo Costa; a criação do Selo Boi da Terra, que dá incentivos fiscais para os produtores de carne bovina do estado, do deputado Walter Alves; e a substituição das sacolas plásticas por sacolas de materiais biodegradáveis (como as sacolas de papel), proposta pelo deputado Paulo Davim.

A polêmica da sessão ficou por conta da mensagem governamental que concede a antecipação remuneratória da progressão para os servidores da Secretaria Estadual de Saúde Pública. A mensagem antecipa benefícios, mas alguns deputados afirmaram que ela vai de encontro ao plano de cargos e salários da categoria. Os parlamentares então decidiram obstruir a pauta e adiar a votação, assim como a da LDO, para a próxima terça-feira, em horário regimental (15h30).



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 18h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




13º DOS SERVIDORES ESTADUAIS

O Governo do Estado  paga nesta segunda-feira (22) a antecipação do décimo terceiro salário e, na próxima segunda-feira (29), inicia o pagamento dos salários do mês de junho. Isso vai significar uma injeção de quase R$ 300 milhões na economia potiguar.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 21h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Para quem gosta de festa de São João
 
O São João do Real Botequim será festejado com muito forró pé de serra. Na próxima quarta-feira (24), a partir das 21h, os clientes vão curtir a noite em clima de festa junina, com direito a muita música e decoração típica. Além dos tradicionais petiscos, o cardápio do Real Botequim terá pamonha, canjica, milho verde e outras comidas típicas do São João. O couvert artístico será de R$ 5,00.  Mais informações (84) 3217-8999.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 19h22
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ABERTURA DA VI FEIRA DE NEGÓCIOS DO SERIDÓ MOVIMENTA REGIÃO
 
A abertura da VI Feira de Negócios do Seridó, em Caicó, reuniu ontem um grande público de todos os municípios da região que foram prestigiar o evento que já faz parte do calendário comercial e movimenta a economia de todo o Seridó. Durante a abertura, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, representando a Governadora Wilma de Faria, ao lado do secretário do Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula, destacou o sucesso e a importância do programa Feira de Negócios para o fortalecimento do empreendedor local e dos segmentos econômicos, sociais e culturais.

A Feira de Negócios do Seridó segue até amanhã (20) com 140 estandes de diversos segmentos da economia da região, palestras, cursos, seminários e apresentações culturais. A comissão organizadora do evento aguarda um público estimado em 30 mil pessoas durante os três dias do evento que é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico - Sedec, CDL de Caicó, Sebrae/RN, Prefeitura de Caicó e conta com o apoio da Jucern, Sindicato do Comércio Varejista de Caicó, Banco do Nordeste e Adese.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 19h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Governadora assina ordem de serviço para obras do Parque Ecológico de Apodi/RN
 
Reivindicação antiga dos moradores da região, o Parque Ecológico da Barragem Santa Cruz vai se tornar realidade. A governadora Wilma de Faria assinou na tarde desta sexta-feira (19), em Apodi, a ordem de serviço para a construção da obra que tem como objetivo preservar e ampliar a área de mata ciliar que protege o rio Apodi. O investimento do Governo do Estado será superior a R$ 7 milhões, incluindo a implantação do acesso ao local, que é de 4,5 KM.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 19h09
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




RN confirma primeiro caso de Influenza A
 
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) acaba de confirmar o primeiro caso de Influenza A no Rio Grande do Norte. Trata-se de um paciente brasileiro, mas residente no México, que veio passar férias no Estado. O paciente está medicado desde o dia 15 e já apresenta sintomas leves, mas ficará em isolamento domiciliar até o dia 24 próximo quando completam os 10 dias necessários.
 
O paciente chegou do México no dia 14 já apresentando febre alta e tosse além de dor de cabeça forte. No dia 15 procurou o hospital de referência, o Giselda Trigueiro, neste mesmo dia começou a ser medicado com o anti-viral e foi coletado material para exame. Os familiares e passageiros do mesmo vôo em que viajou este paciente estão sendo monitorados e até o momento nenhum apresentou sintomas da doença.
 
O Rio Grande do Norte tem agora 11 casos descartados e dois suspeitos. No Nordeste outro estado que registra caso confirmado é a Bahia, também com um e ao todo no Brasil são 131 confirmados.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 19h05
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Nota do Blog

Esse é o ponto, o recorte no tempo, em que o próprio tempo pede para o profissional de jornalismo acordar. Até quando continuar dormindo e ver as coisas acontecerem? Como esta decisão que afeta a todos. Quantas vezes participamos das discussões? O que estamos fazendo, cada um em seu local de trabalho, em seus sindicatos, pelo bem da profissão? Será que vamos continuar omitindo-nos? Até quando? O fato pede, o tempo pede, é hora de acordar!



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 23h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Oito contra oitenta mil Oito contra 180 milhões
 
Perplexos e indignados os jornalistas brasileiros enfrentam neste momento uma das piores situações da história da profissão no Brasil. Contrariando todas as expectativas da categoria e a opinião de grande parte da sociedade, o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, acatou, nesta quarta-feira (17/6), o voto do ministro Gilmar Mendes considerando inconstitucional o inciso V do art. 4º do Decreto-Lei 972 de 1969 que fixava a exigência do diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista. Outros sete ministros acompanharam o voto do relator. Perde a categoria dos jornalistas e perdem também os 180 milhões de brasileiros, que não podem prescindir da informação de qualidade para o exercício de sua cidadania.

A decisão é um retrocesso institucional e acentua um vergonhoso atrelamento das recentes posições do STF aos interesses da elite brasileira e, neste caso em especial, ao baronato que controla os meios de comunicação do país. A sanha desregulamentadora que tem pontuado as manifestações dos ministros da mais alta corte do país consolida o cenário dos sonhos das empresas de mídia e ameaça as bases da própria democracia brasileira. Ao contrário do que querem fazer crer, a desregulamentação total das atividades de imprensa no Brasil não atende aos princípios da liberdade de expressão e de imprensa consignados na Constituição brasileira nem aos interesses da sociedade. A desregulamentação da profissão de jornalista é, na verdade, uma ameaça a esses princípios e, inequivocamente, uma ameaça a outras profissões regulamentadas que poderão passar pelo mesmo ataque, agora perpetrado contra os jornalistas.

O voto do STF humilha a memória de gerações de jornalistas profissionais e, irresponsavelmente, revoga uma conquista social de mais de 40 anos. Em sua lamentável manifestação, Gilmar Mendes defende transferir exclusivamente aos patrões a condição de definir critérios de acesso à profissão. Desrespeitosamente, joga por terra a tradição ocidental que consolidou a formação de profissionais que prestam relevantes serviços sociais por meio de um curso superior.

O presidente-relator e os demais magistrados, de modo geral, demonstraram não ter conhecimento suficiente para tomar decisão de tamanha repercussão social. Sem saber o que é o jornalismo, mais uma vez – como fizeram no julgamento da Lei de Imprensa – confundiram liberdade de expressão e de imprensa e direito de opinião com o exercício de uma atividade profissional especializada, que exige sólidos conhecimentos teóricos e técnicos, além de formação humana e ética.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), como entidade de representação máxima dos jornalistas brasileiros, esclarece que a decisão do STF eliminou a exigência do diploma para o acesso à profissão, mas que permanecem inalterados os demais dispositivos da regulamentação da profissão. Dessa forma, o registro profissional continua sendo condição de acesso à profissão e o Ministério do Trabalho e Emprego deve seguir registrando os jornalistas, diplomados ou não.

Igualmente, a FENAJ esclarece que a profissão de jornalista está consolidada não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. No caso brasileiro, a categoria mantém suas conquistas históricas, como os pisos salariais, a jornada diferenciada de cinco horas e a criação dos cursos superiores de jornalismo. Em que pese o duro golpe na educação superior, os cursos de jornalismo vão seguir capacitando os futuros profissionais e, certamente, continuarão a ser a porta de entrada na profissão para a grande maioria dos jovens brasileiros que sonham em se tornar jornalistas.

A FENAJ assume o compromisso público de seguir lutando em defesa da regulamentação da profissão e da qualificação do jornalismo. Assegura a todos os jornalistas em atuação no Brasil que tomará todas as medidas possíveis para rechaçar os ataques e iniciativas de desqualificar a profissão, impor a precarização das relações de trabalho e ampliar o arrocho salarial existente.

Neste momento crítico, a FENAJ conclama toda a categoria a mobilizar-se em torno dos Sindicatos. Somente a nossa organização coletiva, dentro das entidades sindicais, pode fazer frente a ofensiva do patronato e seus aliados contra o jornalismo e os jornalistas. Também conclama os demais segmentos profissionais e toda a sociedade, em especial os estudantes de jornalismo, que intensifiquem o apoio e a participação na luta pela valorização da profissão de jornalista.

Somos 80 mil jornalistas brasileiros. Milhares de profissionais que, somente através da formação, da regulamentação, da valorização do seu trabalho, conseguirão garantir dignidade para sua profissão e qualidade, interesse público, responsabilidade e ética para o jornalismo.

Para o bem do jornalismo e da democracia, vamos reagir a mais este golpe!

Brasília, 18 de junho de 2009.

Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 23h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Carta da FENAJ ao STF e PGR

Brasília, 15 de junho de 2009.
 
 
Senhor Ministro,

Senhor Procurador-Geral da República,

             Na próxima quarta-feira, dia 17, Vossa Excelência estará apreciando o RE 511961, sob a relatoria do Ministro Gilmar Mendes.

            Para Vossa Excelência pode ser somente mais um RE, mas para os 80 mil jornalistas brasileiros graduados, para as 400 faculdades de comunicação social existentes em nossas universidades e para os seus 2.500 professores de jornalismo, e, porque não dizer, para a sociedade brasileira, é o Recurso Extraordinário.

O recurso do MPF pretende reformar o Acórdão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que cassou a sentença da Juíza Substituta da 16ª Vara Federal daquele Estado, julgando procedente a Ação Civil Pública (2001.61.00.025946-3) ajuizada pelo Ministério Público Federal e considerando não recepcionado pela Constituição Federal o dispositivo do Decreto Lei nº 972/69, que condiciona o registro de Jornalista no Ministério do Trabalho à apresentação de diploma de graduação em jornalismo([1]).

Ajuizada a ACP, inicialmente foi concedida medida liminar, a qual foi suspensa por decisão regional que, logo depois, foi restabelecida também por decisão regional.

            A sentença julgou procedente a ação aos fundamentos de que tal exigência afrontaria o disposto no art. 5°, IV (liberdade de manifestação do pensamento), IX (liberdade de comunicação) e no art. 220, § 1º (vedação à lei para opor embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, bem como censura de natureza política, ideológica e artística, ambos da Constituição da República); bem como afrontaria a Convenção Americana dos Direitos Humanos. (Anexo 1)

Pelo Acórdão nº 922.220, o TRF-3ª Região cassou a sentença (anexo 2);

Houve a interposição de RE pelo MPF, seguido de Medida Cautelar (1.406-9 São Paulo, Rel. Min. Gilmar Mendes) para emprestar efeito suspensivo, na qual foi concedida Medida Liminar.

Ainda que saiba que constitucionalmente é do STF a palavra suprema para declarar a inconstitucionalidade ou a não recepção, em tese, de norma do ordenamento jurídico brasileiro, a requerente oferece em anexo a seguinte coletânea de decisões judiciais e pareceres do MP, de modo a demonstrar que inexiste em vigor, exceto a sentença recorrida, qualquer decisão judicial ou parecer que considere não recepcionado o art. 4º, V do Decreto Lei nº 972/69.

A propósito junta-se o(a): 1. Acórdão do STJ no MS nº 7.149 - DF (200010089053-7) (anexo 3); 2. Parecer nº 1.269/CF, da PGR, no RMS nº 24.213-6/280 – DF, Rel. Min. Celso de Mello, ajuizado contra o acórdão do STJ (anexo 4); 3. Acórdão – APC nº 9860-6 – TRF 4ª Região – 2003 (anexo 5); 4. Acórdão nº RR 438.743 – TST – 1998 (anexo 6); 5. Acórdão nº RO 1.062 – TRT – 10ª Região – 2002 (anexo 7); 6. Acórdão nº RO 2.541 -  TRT – 10ª Região - 2002 (anexo 8); 7. Acórdão nº RO 1.135 - TRT - 10ª Região - 2002 (anexo 9); 8. Acórdão nº 3587 - RO Nº 10.151 – TRT 9ª Região - 2000 (anexo 10); 9. Acórdão nº 59.850 – do TRT-13ª Região - 2000 (anexo 11); 8. Parecer e deliberação da Coordenadoria da Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos do MPT – 1996 (anexo 12); 9. Parecer do MPF no MS nº 009860-6 –SC - 2002 (anexo 13); 11. Manifestação da Ordem dos Jornalistas Italianos (anexo 14).

Por outro lado, mesmo ciente de que não se trata de matéria constitucional, a qual está delineada em suas contra-razões ao RE, a requerente, às vésperas do julgamento, pede licença para destacar os seguintes aspectos:

a) a sentença recorrida permitiu a produção junto ao Ministério do Trabalho cerca de 14 mil registros de jornalistas sem formação superior nos cursos de comunicação social/jornalismo – são os denominados de ‘registros precários’.

Em alguns casos, os novos ‘jornalistas’ sequer possuem formação escolar. A exemplo cita-se o caso de uma faxineira (sem qualquer preconceito) que hoje detém o registro profissional (anexo 15); bem como – e pasme, o caso de um desses jornalistas que requereu a expedição de Carteira Profissional de Jornalista ( em face da Lei nº 7.084/2002) e fez juntar cópia de sua Carteira de Identidade onde em consta, no espaço destinado à assinatura, a expressão “não sabe assinar” (anexo 16) (dados identificadores apagados de propósito);

b) Este quadro certamente se agrava neste momento pela ausência de Lei de Imprensa, em razão do julgamento da ADPF nº 131, rel. Min. Ayres Britto.

São milhares de “profissionais”, sem formação técnica adequada ([2]), a coletar informações e a transmiti-las ao público, expondo e vulnerando a cidadania. E, agora, sem regras (exceto a singeleza da Constituição) para o exercício do Direito de Resposta, por exemplo, fica à mercê das decisões judiciais de primeira instância exaradas sabe se lá a partir de quê parâmetros, e não raro, contaminadas por injunções políticas, ideológicas e sociais espraiadas por este imenso País;

c) Com todo o respeito, não será a ausência de diploma que irá garantir ao cidadão acesso às emissoras de rádio e TV, aos sites da internet, ou às colunas de “cartas do leitor” existentes nos enésimos cadernos de nossos diários impressos.

Tampouco será a inexistência de diploma que permitirá aos cidadãos e autoridades, acusados em manchetes espalhafatosas de primeira página, verem suas respostas ou suas razões publicadas, quando muito, em minúsculas notas de rodapé de páginas perdidas no interior dos cadernos;

d) É certo que o diploma, por si só, não evita a ocorrência de abusos. Contudo, mais certo é que a ausência de formação técnica e noções de ética profissionais potencializam enormemente a possibilidade de os abusos ocorrerem.

Efetivamente não é o diploma que impede o cidadão de exercer a liberdade de manifestação do pensamento e de imprensa nos veículos de comunicação social no País. Verdadeiramente não é.

O que impede o exercício desses direitos fundamentais é a concentração da mídia em poucos grupos; é a orientação editorial dos veículos de comunicação; é a ditadura dos anunciantes ou a ditadura do mercado que privilegia a venda de jornais ou a obtenção de “pontos no ‘ibope’”, em vez da verdade, da informação isenta, ou do respeito às pessoas e autoridades;

e) Por outro lado, as figuras dos registros de “colaborador” (art. 5º do Decreto n.º 83.284, de 13 de março de 1979), que permite a qualquer pessoa escrever ou a manifestar suas opiniões, inclusive mediante pagamento, sobre sua especialidade; e de “provisionado” (arts. 5º e 8º do mesmo decreto), que possibilita a qualquer pessoa de qualquer município brasileiro que não possua faculdade de comunicação, a obter registro e exercer a profissão; convencem a mais não poder quanto à improcedência e impertinência da conclusão de que a exigência do diploma impediria o exercício da liberdade de pensamento e de imprensa.

f) Com o afastamento da Lei de Imprensa do ordenamento jurídico pela recente decisão na ADPF nº 131 e, com ela, as regras de criação e manutenção de meios de comunicação impressos, em muito se relativisa, caso fosse procedente, o argumento de que a exigência de diploma tolheria o exercício da liberdade de manifestação do pensamento e de imprensa;

g) E, do mesmo modo, com a existência da internet, a possibilitar a qualquer cidadão expressar seu pensamento por intermédio dos infindáveis meios (páginas pessoais, blogs, orkuts, e-mails, e tantos outros), sem qualquer controle, também se torna absoltamente relativo, sem razoabilidade e desprovido de qualquer força o argumento de que a exigência de diploma para a obtenção do registro profissional impede a livre expressão do pensamento ou de imprensa;

h) Por derradeiro, considera pertinente lembrar que também não se pode admitir o argumento de que a exigência não teria sido recepcionada pela nova Ordem Constitucional (1988) em face de o Decreto-Lei nº 972/69 ter sido editado pelo regime de exceção instaurado no País em 1964. Por certo, se tal argumento fosse procedente, teria que ter sido afastado todo o decreto como incompatível com a ordem constitucional e não só o seu art. 4º, V (o que também não mais pode ser feito nesta instância, sob pena de julgamento extra-petita). Ademais, também se pudesse emprestar força e credibilidade, por consequência, todos os demais Decretos-Leis editados no mesmo período e que se encontram em vigor, alguns inclusive por decisões dessa Corte ([3]), teriam que ser declarados não recepcionados pela Constituição, fazendo ruir boa parte do ordenamento legal e jurídico do País

Por estas razões, requer-se a Vossa Excelência que, além dos elementos técnicos já constantes dos autos, leve em consideração também estas considerações e precedentes e, sobretudo a necessidade de proteção ao cidadão no julgamento do RE 511961. Afinal, o art. 1º da mesma Constituição solenemente assegura que “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e V - o pluralismo político.”

Atenciosamente,

Sérgio Murillo de Andrade

Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ

--------------------------------------------------------------------------------

[1] Art. 4º O exercício da profissão de jornalista requer prévio registro no órgão regional competente do Ministério do Trabalho e Previdência Social que se fará mediante a apresentação de: (...)

V - diploma de curso superior de jornalismo, oficial ou reconhecido registrado no Ministério da Educação e Cultura ou em instituição por este credenciada, para as funções relacionadas de " a " a " g " no artigo 6º.

[2] Não se ignora o fato de existir ou ter existido alguns renomados jornalistas brasileiros sem diploma. Contudo, não se pode tomar a exceção pela regra.

[3] Alguns exemplos, dentre dezenas de outros:

"Ementa: Tributário. Imposto sobre serviços-ISS. Empresas de construção civil. Dedução do valor de subempreitadas tributadas. Art. 9º, § 2º, alínea b, do Decreto-lei n. 406/68. O Decreto-Lei n. 406/68 foi recepcionado como lei complementar pela Constituição da República. Precedentes: Recursos Extraordinários ns. 236.604 e 220.323. O disposto no art. 9º, § 2º, alínea b, do Decreto-Lei n. 406/68 não contraria a Constituição da República." (RE 262.598, Rel. p/ o ac. Min. Cármen Lúcia, julgamento em 14-8-07, DJ de 28-9-07)

Ementa: EMENTA: RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CONSTITUCIONAL. PROCESSUAL CIVIL. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. DEPOSITÁRIO INFIEL. PRISÃO. LEGITIMIDADE. CONCESSÃO DE HABEAS CORPUS. DECISÃO QUE SE ASSENTA EM MAIS DE UM FUNDAMENTO. RECURSO QUE NÃO ABRANGE TODOS ELES. INCIDÊNCIA DA SÚMULA 283/STF. 1. Prisão civil do devedor fiduciário que, sem justificativa, não cumpre ordem judicial para entregar a coisa ou seu equivalente em dinheiro. Legitimidade. Tendo sido o Decreto-lei nº 911/69 recepcionado pela ordem constitucional vigente, não há que falar que a equiparação do devedor fiduciário ao depositário infiel ofende a Carta da República. Precedente do Tribunal Pleno. 2. Ordem de habeas corpus deferida pelo juízo a quo, sob o argumento de ser ilegal a prisão do devedor fiduciário e de ser deficiente a fundamentação da sentença que a decretou. Extraordinário que não se insurge contra o segundo fundamento. Incidência da Súmula 283/STF. Recurso extraordinário não-conhecido.

Ementa: EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CONSTITUCIONAL. TRIBUTÁRIO. ISS. SOCIEDADE PRESTADORA DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS. O § 3º do art. 9º do Decreto-Lei nº 406/1968 foi recepcionado pela Carta de Outubro. Precedentes. Agravo regimental desprovido.

Ementa: EMENTA: TRIBUTÁRIO. IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS - ISS. EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. DEDUÇÃO DO VALOR DE SUBEMPREITADAS TRIBUTADAS. ART. 9º, § 2º, ALÍNEA B, DO DECRETO-LEI N. 406/68. 1. O Decreto-Lei n. 406/68 foi recepcionado como lei complementar pela Constituição da República. Precedentes: Recursos Extraordinários ns. 236.604 e 220.323. 2. O disposto no art. 9º, § 2º, alínea b, do Decreto-Lei n. 406/68 não contraria a Constituição da República. 3. Recurso extraordinário não conhecido.

Ementa: EMENTA: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO ........... 3. Esta Corte, ao apreciar o RE 150.764-1-PE, reinterpretando a luz da nova Constituição a legislação que disciplina o FINSOCIAL, houve de declarar recepcionado o Decreto-Lei 1940/82, com as alterações ocorridas anteriormente a CF/88, até a edição da Lei Complementar n. 70/91 e explicitou os fundamentos da sua validade e sua compatibilidade com a nova ordem constitucional, fixando os limites desta recepção ante os novos preceitos da Lei Maior, posto que, diante dos novos princípios constitucionais, não era bastante suficiente, para completa prestação jurisdicional, declarar recepcionada a legislação preexistente. 4. Ação intentada com o objetivo de ver declarada a inexistência de relação jurídico-tributária a permitir a exigência da exação na forma instituída pelo Decreto-Lei 1940/82, e suas alterações posteriores. Alegação de inovação da lide. Julgamento "extra-petita". Inexistência. 5. Em pedido abrangente, qual seja, a "inconstitucionalidade" da legislação anterior a ....

Ementa: EMENTA: HABEAS CORPUS. PRISÃO CIVIL. ALIENAÇÃO FIDUCIARIA. DEPOSITARIO INFIEL. DECRETO-LEI 911/69. RECEPÇÃO PELA CONSTITUIÇÃO DE 1988. PRESCRIÇÃO: DIREITO CIVIL. INEXISTÊNCIA DE ILEGALIDADE. I - O Decreto-lei n. 911/69 foi recepcionado pela ordem constitucional vigente. A equiparação do devedor fiduciário ao depositário infiel não afronta a Carta da Republica. Legitima, assim, a prisão civil do devedor fiduciante que descumpre, sem justificação, ordem judicial para entregar a coisa ou o seu equivalente em dinheiro. Precedente do STF. II - Para prisão civil, vale a prescrição a luz do direito civil (artigo 177 do Código Civil). Ordem denegada.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 23h02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




GOVERNADORA VISITA OBRAS DO PARQUE ECOLÓGICO DE APODI

 

Durante visita à cidade de Apodi, a governadora Wilma de Faria vai ao canteiro de obras onde será iniciada a construção do Parque Ecológico da Barragem Santa Cruz, obra que tem um ano como prazo de conclusão. A obra será executada pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por isso, o titular da pasta, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza acompanhará a visita. A obra do Parque Ecológico, uma reivindicação antiga dos moradores da região, tem o objetivo de preservar e ampliar a área de mata ciliar que protege o Rio Apodi. Será um grande centro de preservação ambiental, esporte, lazer e ainda servirá como exemplo para outros municípios do Estado.



Escrito por Jô Lopes - jolopesrn@gmail.com às 19h49
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DUPLICAÇÃO DA VIA COSTEIRA TEM PREVISÃO PARA TERMINAR NO FINAL DE 2009

A obra de duplicação da Via Costeira, retomada em março passado, está em sua segunda fase de implantação e tem previsão de término para o final deste ano. De acordo com o diretor do DER, Jader Torres, o trabalho deve estar concluído em dezembro. O projeto visa alargar 9 km da via; desse total 15% está pronto.  A duplicação estava paralisada por falta da licença ambiental e foi retomada em março deste ano. Ao todo, são 60 operários trabalhando durante dois turnos do dia. “A obra está em sua segunda fase (construção da faixa próxima da praia e da calçada), desta segunda parte, 50% está pronto”, contou Silvino Cordeiro, engenheiro responsável pela obra.  A Via Costeira foi construída há mais de 20 anos, possui largura de 7,2 metros, nas duas mãos, um acostamento de 2 metros de cada lado, um canteiro lateral de 1 metro e uma calçada.



Escrito por redação. às 19h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




FEIRA DE NEGÓCIOS DO SERIDÓ DEVE REUNIR 30 MIL VISITANTES

 

Consagrado como vitrine das potencialidades econômicas produzidas na região, a sexta edição da Feira de Negócios do Seridó vai mobilizar a população de Caicó entre quinta-feira (18) e sábado (20). A governadora Wilma de Faria participa da exposição nesta sexta-feira (19), às 20h30. O evento será realizado no complexo da Ilha de Sant’Ana, ocupado por 140 estandes representados por redes de supermercados e construção civil, bonés, têxtil, bordado, artesanato, alimentos, setor de comércio e serviços. A expectativa dos organizadores é a feira seja visitada por 30 mil pessoas durante os três dias do evento.



Escrito por redação. às 19h38
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PARA MINISTRO CARLOS MINC, RN ESTÁ NA VANGUARDA DA ENERGIA LIMPA

 

O Rio Grande do Norte está na vanguarda do debate sobre a produção de energia renovável e limpa. Autoridades políticas e empresariais, investidores e especialistas de todo o país e de representações estrangeiras estão reunidos, nesta quinta-feira (18), no Serhs Grand Hotel, na Via Costeira, onde se realiza, até amanhã, o Fórum Nacional Eólico. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, elogiou a iniciativa do Governo do Estado durante a abertura do evento pela governadora Wilma de Faria nesta manhã. E fez questão de destacar o esforço do governo em promover reuniões e seminários voltados para o desenvolvimento da energia.



Escrito por redação. às 19h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




GOVERNADORA VISITA OBRAS E ASSINA CONVÊNIOS NO ALTO OESTE E SERIDÓ

 

A governadora Wilma de Faria cumpre neste fim de semana agenda de dois dias na região do Seridó e Alto Oeste. A programação começa nesta sexta-feira (19), na cidade de Apodi, no Alto Oeste do Estado, com uma visita às 15h, ao canteiro de obras do Parque Ecológico da Barragem de Santa Cruz, um investimento total de R$ 2,5 milhões, e uma reunião, logo depois, na Casa de Cultura de Apodi, com lideranças políticas, o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques, e a sociedade civil organizada para tratar da implantação de um Núcleo da Universidade naquele município. Depois, Wilma de Faria segue para Caicó, onde participa da 6ª Feira de Negócios do Seridó, no complexo cultural Ilha de Santana.



Escrito por redação. às 19h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




GOVERNO INAUGURA ESCOLA DE INFORMÁTICA EM GEORGINO AVELINO

O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (17), no município de Senador Georgino Avelino, na região Agreste potiguar, mais uma Escola de Inclusão Digital e Cidadania (EIDC). O projeto é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Emater, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e tem o objetivo de garantir o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, preparando a população de comunidades rurais para a sociedade da informação.



Escrito por redação. às 19h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




AGRICULTORES COMEÇAM A ASSINAR CONTRATOS COM NOVAS LINHAS DO PRONAF

Produzir alimentos sempre foi a vocação da Agricultura Familiar. Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apontam que 70% dos alimentos consumidos no país são produzidos por agricultores e agricultoras familiares. Agora, para modernizar a estrutura das propriedades e melhorar a produtividade de alimentos, a Emater-RN vai intensificar a elaboração de projetos do Plano Safra Mais Alimentos junto aos agricultores potiguares.

 

No Rio Grande do Norte, Mossoró saiu na frente com a assinatura do primeiro contrato de financiamento do Pronaf Mais Alimentos. A agricultora Maria do Socorro Ribeiro produz melão, tomate e mandioca com irrigação. A agricultora espera melhorar a produtividade da sua propriedade com a aquisição de um trator de 75cv. O projeto foi elaborado em conjunto com a unidade local da Emater-RN em Baraúna e contratado pela agência Santa Luzia do Banco do Brasil em Mossoró.



Escrito por redação. às 19h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ENTREGA TÍTULO AO PROCURADOR GERAL DO ESTADO

 

Por iniciativa dos deputados Robinson Faria e José Dias, a Assembléia Legislativa entregou, na manhã desta quinta-feira (18), o título de Cidadão Norte-Rio-Grandense ao procurador geral do Estado, o paraibano José Augusto Peres. A sessão solene foi realizada no plenário da Casa, que estava lotado de representantes do setor jurídico, deputados e familiares do homenageado.



Escrito por redação. às 19h26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DO BLOG DE EDUARDO BRUNO

PEC DOS VEREADORES É APROVADA PELO SENADO

[Foto: Plenário do Senado Federal]

O Senado aprovou nesta quarta (17) a chamada PEC (proposta de emenda à Constituição) Paralela dos Vereadores. Um acordo entre os líderes possibilitou a votação da proposta em dois turnos na mesma sessão ordinária.

Agora o texto será enviado para análise na Câmara dos Deputados. A aprovação em segundo turno ocorreu com 56 votos a favor e 6 contrários.

O resultado foi comemorado por vereadores que acompanhavam a discussão no plenário do Senado.

A votação do texto deverá abrir caminho para a ampliação do número de vereadores no país, que já tramita na Câmara dos Deputados e deverá ser analisada em conjunto com o texto aprovado nesta quarta.


Escrito por redação. às 22h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Assembléia Cidadã chega a Ceará-Mirim/RN

  A sétima edição do projeto Assembléia Cidadã teve início na manhã desta quarta-feira (17), na cidade de Ceará-Mirim. Diversos serviços sociais, de saúde e de educação estão sendo oferecidos para a população local durante todo o dia, até as 18h, na Estação de Cultura, localizada ao lado da Estação Ferroviária. O projeto é realizado paralelamente à Assembléia Itinerante, que levará todo o parlamento estadual para Ceará-Mirim nesta tarde.



Escrito por redação. às 14h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EXPECTATIVA DO CONSUMIDOR

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga, às 11h desta quinta-feira (18/06), o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) referente ao segundo trimestre deste ano. Elaborado a partir de 2.002 entrevistas com eleitores de 143 municípios, o INEC traduz as expectativas dos consumidores para o ano, a satisfação com a vida e as intenções de compras para o trimestre, entre outros indicadores. A pesquisa será disponibilizada no site: www.cni.org.br.



Escrito por redação. às 14h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CNI DEBATE REGULAMENTAÇÃO DO GÁS NATURAL

O diretor executivo do Grupo de Política de Energia da Universidade de Harvard dos Estados Unidos, Ashley Brown, e da advogada Sônia Mendonça, da empresa internacional de advocacia Dewey & LeBouef, estarão amanhã (18.06) em Brasília, participar de debate promovido pela CNI sobre as experiências internacionais na regulamentação do setor de gás natural e sua importância para produtores, fornecedores, transportadores, consumidores e investidores.

O evento ocorrerá a partir das 14 horas, no Hotel Mercure/DF, e o debate será mediado por Percival Franco do Amaral, coordenador da área de energia térmica da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (ABRACE).



Escrito por redação. às 13h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Por Email - da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

COMÉRCIO COM PARCEIROS DO BRIC CRESCE 500% EM SEIS ANOS 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do primeiro encontro dos países do BRICs (grupo que reúne Brasil, Rússia, India e China), em Ecaterimburgo (Rússia), que busca uma maior integração entre os quatro maiores países emergentes.  O presidente concedeu entrevista à agência russa Itar-Tass sobre a cúpula, na qual comentou a importância do grupo nas negociações para democratizar as instituições internacionais, como o FMI. Veja abaixo os principais trechos.

BRICs – “O Brasil já tem relações estratégicas com a Rússia, com a Índia e com a China e, além de aprofundá-las no plano bilateral, acredita que o espaço dos BRICs permite reflexão e atuação conjuntas mais amplas, sobre vários dos temas mais importantes da atual agenda internacional. Entre eles, a necessidade de reforma das instituições multilaterais, financeiras e políticas, uma das prioridades para o Brasil. A atual crise econômica já abriu o debate no campo econômico-financeiro, como demonstram os resultados da recente Cúpula do G20, em Londres. Naquela ocasião, os BRICs já atuaram de forma coordenada e devem manter essa articulação em defesa de mudanças no processo decisório e de governança das instituições internacionais, capazes de permitir respostas mais eficazes a turbulências globais e a prevenção de desmandos como os que determinaram a atual crise.”

VENCER A CRISE – “Independentemente da conjuntura, a vitalidade das economias e a dimensão dos mercados internos dos países do grupo são armas poderosas e indispensáveis em matéria de crescimento global. Poucos países podem oferecer essa contribuição para o crescimento sustentável que desejamos. Os dados mostram que essa força já está contribuindo para atenuar os efeitos da recessão global e indicam que os BRICs continuarão na linha de frente na retomada do crescimento, assim como deram contribuição indispensável para o dinamismo da economia internacional ao longo dos últimos anos. Cabe lembrar que, desde 2003, as economias do Brasil, Rússia, Índia e China foram responsáveis por 65% do crescimento mundial. Em 2008, por exemplo, o intercâmbio comercial do Brasil com os três parceiros do grupo alcançou a cifra de US$ 49 bilhões, o que representa um crescimento de 500% na comparação com 2003.” 

CONSELHO DE SEGURANÇA – “O Brasil defende como urgente e prioritária a reforma das Nações Unidas e do seu Conselho de Segurança. Ainda que neste tema seja mais difícil obter consensos, inclusive entre os BRICs. (...) O que o Brasil quer é que a composição dos membros permanentes do Conselho venha a refletir a atual realidade mundial, e não seja mais o resultado de um equilíbrio de forças do final da década de 40. evidentes, não tenham acesso à condição de membros permanentes do CSNU.”

DÓLAR – “Brasil e Argentina, por exemplo, já utilizam suas moedas locais nas operações de importação e exportação. Isso não significa eliminar o dólar, que ainda pode ser utilizado pelos agentes econômicos que queiram continuar a utilizá-lo. Mas oferece uma possibilidade de baratear as operações de compra e venda entre empresas dos dois países, ao eliminar o custo da intermediação cambial pelo dólar. A experiência é recente, e já demonstra ser viável, mas isso não se faz da noite para o dia. Demanda uma longa negociação e muito empenho, já que se trata de um assunto de grande complexidade técnica.”



Escrito por redação. às 22h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Terorrismo, intolerância, ou preconceito?

A polícia de São Paulo investiga quem foi o responsável por detonar uma bomba caseira no Largo do Arouche, Centro de São Paulo, na noite de domingo (14). O incidente ocorreu após a Parada Gay. Muitos participantes do evento estavam no local, esticando a festa que começou na Avenida Paulista.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estavam no local por causa da Parada Gay atenderam 21 pessoas feridas, que foram levadas para hospitais. Segunda a imprensa nacional, a maior parte das vítimas teve lesões leves.



Escrito por redação. às 22h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DIRETO DE BRASÍLIA - da Assessoria da CNI

Crise na indústria brasileira foi a mais forte entre os BRICs, mostra estudo da CNI

Dos países dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil foi o que mais tardiamente registrou os impactos da crise financeira internacional. No entanto, quando chegou, a crise provocou na indústria brasileira os maiores estragos entre os quatro países emergentes, de acordo com a Nota Econômica elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira.

A nota mostra que a produção industrial no Brasil caiu 20% no período de outubro a dezembro do ano passado. A Rússia foi o país dos BRICs que teve a segunda maior queda na atividade industrial durante a crise. De acordo com a nota da CNI, o recuo foi de 17,7% entre outubro do ano passado e janeiro deste ano.

Nesse grupo de países emergentes, a indústria indiana foi a terceira que absorveu os maiores impactos provocados pela crise. Ela teve, entre maio de 2008 e março deste ano, uma queda de 2,6%. A produção indiana teve um impacto menor em relação a Brasil e Rússia por dois motivos, segundo aponta a nota da CNI: baixa exposição da indústria local ao mercado externo e dinamismo do mercado interno.

A indústria chinesa foi, entre as quatro, a que melhor passou pelo período mais crítico da crise. Entre julho e novembro do ano passado, tomou um tombo de 5,5%. A partir de então, e até março deste ano, registrou crescimento de 8,2% e atingiu níveis “sensivelmente superiores” aos patamares de julho do ano passado, o pico anterior da atividade industrial. A nota da CNI classifica essa trajetória da indústria Chinesa de “claro movimento de recuperação”.

PIB

O PIB brasileiro teve uma trajetória diferente da dos outros três países. No Brasil, o PIB cresceu até o terceiro trimestre do ano passado, registrando a crise mais tardiamente que os demais.

China, Índia e Rússia iniciaram a queda dos respectivos PIBs antes do auge da crise. O da Índia começou a trajetória de queda ainda em 2006, antes dos primeiros impactos do sub-prime nos Estados Unidos. No caso chinês, o PIB começou a arrefecer no terceiro trimestre de 2007 e, no russo, no terceiro trimestre do ano passado. A queda de 9,8% do PIB russo no primeiro trimestre deste ano evidencia que este foi o país dos BRICs que mais se ressentiu da crise internacional, de acordo com a Nota Econômica da CNI.

Câmbio

À exceção da China, que mantém o câmbio fixo, os países dos BRICs tiveram movimentos semelhantes de desvalorização e posterior valorização de suas moedas. No primeiro momento, a maior aversão ao risco mundial levou à desvalorização do real, do rublo e da rúpia.

O real se desvalorizou 50,6% frente ao dólar de julho a dezembro de 2008. O rublo, no mesmo período, caiu 20,7% em relação ao dólar. A desvalorização na Índia foi a menor, com a rúpia caindo 18,9% ante o dólar.

Na reversão da curva, as intensidades foram mais semelhantes. O real se valorizou 10,2% de janeiro a maio deste ano, quando que, de fevereiro a maio, o rublo subiu 10%. De março a maio, a rúpia ganhou 5,7% frente ao dólar.

Conclusão

De acordo com a nota da CNI, esse comportamento sinaliza que a economia brasileira tem muita sensibilidade às condições macroeconômicas mundiais. “Ainda que o mercado doméstico seja amplo e em expansão, a retomada de um forte ritmo de crescimento depende não apenas do retorno a um maior dinamismo do comércio mundial, como de mecanismos para potencializar as condições de competitividade dos produtos brasileiros, em especial os manufaturados, para melhor inserção nesse mercado”, conclui a nota.



Escrito por redação. às 17h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DIRETO DE GENEBRA - por e-mail, pela Assessoria do MTE

Países pedem apoio técnico ao Brasil para superar a crise econômica - Carlos Lupi se reúne com ministros do trabalho da Espanha, Alemanha, Argentina e El Salvador

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, se reuniu nesta terça-feira, em Genebra, com as delegações da Espanha, Alemanha, El Salvador e Argentina. Os encontros bilateriais aconteceram paralelamente à Conferência Internacional do Trabalho, evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e que acontece na sede suíça das Nações Unidas desde a semana passada. Na pauta dos encontros, a troca de conhecimentos de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, além de estreitar os laços internacionais voltados à agenda do Trabalho Decente.

Na opinião de Lupi, as reuniões bilaterais têm papel importante na construção de uma agenda conjunta com outros países, ainda mais neste momento de crise. "Esta troca de experiências é de grande valia para os países. Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, e saber o que está sendo feito em prol do trabalhador ao redor do mundo se torna fundamental para que possamos adotar medidas que garantam uma maior segurança dos trabalhadores", afirmou.

O primeiro encontro foi com o ministro do Trabalho espanhol, Celestino Chaves, ainda pela manhã. Durante uma hora, Lupi e Chaves conversaram sobre o momento político atual e decidiram que os membros das duas delegações manterão reuniões para troca de experiências na área do trabalho, ainda em Genebra.
 
Depois foi a vez do Vice-Ministro alemão Klaus Brandner elogiar a atuação do governo brasileiro diante da crise. De acordo com Klaus, as políticas anticíclicas adotadas pelo governo brasileiro viraram referência na Europa. Neste encontro, ficou marcada uma visita da delegação alemã ao Brasil ainda na primeira quinzena de agosto deste ano.

"Vamos ao Brasil para tentar entender um pouco mais sobre o mercado de trabalho brasileiro. As notícias de que o Brasil tem gerado empregos formais em meio à crise que ainda nos assola aqui na Europa fizeram com os olhos do mundo do trabalho se voltassem para lá. Por isso vamos conhecer de perto estas experiências", afirmou Klaus.
 
Lupi almoçou com o Ministro do Trabalho argentino, Carlos Tomada, com quem discutiu acordos de cooperação que já estão em andamento entre os dois países, como a troca de experiências no campo da Economia Solidária - projeto do ministério brasileiro - e a Casa do Trabalhador Brasileiro a ser instalada em Buenos Aires. Em seguida, Lupi se reuniu com o Ministro de El Salvador, Calixto Hernadez, que também demonstrou interesse em manter contatos com os técnicos do ministério brasileiro.



Escrito por redação. às 17h26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DO BLOG DE ALEX MEDEIROS

Natal - A Copa da Discórdia


Parafraseando a mensagem publicitária do deputado Fábio Faria (PMN) no lançamento do seu livro sobre a Copa 2014, eu digo que a Copa nem começou e Natal já tem muito o que reclamar. E não pensem que o desentendimento é coisa de jornalistas e radicais.

Há muito mais problemas no ambiente oficial do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal, por causa do gerenciamento das obras da Copa, do que nos bate-bocas entre torcedores favoráveis e contrários à demolição do velho estádio Machadão.

No jogo da busca pela viabilidade do projeto aprovado pela FIFA, as equipes da governadora Wilma de Faria e da prefeita Micarla de Sousa tentam esconder as botinadas com um “far play” dissimulado nos blogs e colunas de amigos.

O relacionamento entre as duas chefes de governo está mais complicado do que no período de campanha, quando as duas estavam em palanques opostos na luta pelo controle da capital. Como diria um antigo locutor, “tá formado o cu de burro”.

Governo e Prefeitura parecem Espanha e Holanda lutando pelos direitos do mar, como naquele poema de Leila Diniz. Ambos querem administrar as obras da Copa do Mundo, num empurra-e-puxa que lembra zagueiros e atacantes na hora do escanteio.

A FIFA, que não é besta, não acredita no devaneio das cidades que garantiram atrair bilhões de contas privadas para construir ou reformar estádios. E impôs a todas a garantia de uma reserva técnica, uma espécie de fundo compensatório.

Na prática, os organizadores do jogos em 2014 querem ter certeza que na ausência da iniciativa privada os governos garantam a viabilização dos projetos. Micarla sabe que a administração municipal tem, muito mal, o suficiente para salários e pequenas obras.

Já a governadora, que apesar de saber que a sede escolhida foi Natal e não o Estado, imagina ter maiores condições de montar o tal fundo, tanto na parceria com o Planalto, quanto – em último caso – no uso dos empréstimos que conseguiu recentemente.

A função de gerente das obras da Copa virou uma crise política entre os dois governos – que obviamente irão desmentir ou tergiversar – e complicou outra vez o relacionamento entre Wilma e Micarla. Repito: nunca foi tão ruim, desde a campanha passada.

E desde o anúncio oficial da FIFA, quando ambas reuniram militantes e claques na Praia de Ponta Negra para a pantomima televisiva, a situação ganhou contornos de pendenga. A prefeita deixou o local chorando, por causa do discurso da governadora.

Diante da pequena multidão (pleonasmo voluntário) tangida ao palanque, Wilma soltou as primeiras escaramuças, talvez na tentativa de anular os aplausos para a borboleta. A governadora insinuou que a Prefeitura só naquele momento decidira fazer alguma coisa.

Portanto, além do fato de que apenas 10 cidades serão sede (duas dançarão) e de que no menor deslize a FIFA descredencia, eis que o tal fundo compensatório passa a ser o “santo graal” da Copa. Sem dinheiro gringo e sem ele, nem Wilma nem Micarla garantem a Copa na Arena da Insensatez. 

Fonte:  www.alexmedeiros.com.br



Categoria: Meu projeto cultural Eruditus
Escrito por redação. às 15h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




De Henriy Ford

"Pensar é o trabalho mais pesado que há, e, talvez, seja essa a razão para que tão poucas pessoas se dediquem a tal tarefa."



Escrito por redação. às 01h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




SOBRE A TAXA DE JUROS

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, considerou “positiva e em sintonia com o ajuste rápido e intenso que o Brasil necessita” a redução de 1 ponto percentual da taxa Selic, anunciada na última quarta-feira (10) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). A taxa de juros agora é de 9,25% ao ano.

Monteiro Neto lembrou que a economia do país continua apresentando sinais desfavoráveis. “O resultado do PIB no primeiro trimestre divulgado ontem, apesar de melhor do que o esperado pelo mercado, mostra a extensão do forte impacto recessivo que o Brasil sofreu com a crise internacional”.



Escrito por redação. às 01h22
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




GOVERNADORA COBRA DO MINISTRO  GREGOLIN CONVERSA SOBRE O TERMINAL PESQUEIRO DE NATAL

  O ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, participou da abertura da Fenancam (VI Feira Nacional do Camarão / Aqüicultura), no Centro de Convenções de Natal. Durante a solenidade a governadora Wilma de Faria cobrou do ministro um encontro para discutir a viabilidade do terminal pesqueiro de Natal e a criação de cursos de nível superior na área da aqüicultura e da pesca. O ministro atendeu a solicitação da governadora e a reunião entre eles sobre o terminal pesqueiro deverá acontecer ainda hoje (16).



Escrito por redação. às 01h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DA FIERN

TERMINA A OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO DO SENAI
  
   O auditório da Casa da Indústria ficou lotado na noite no último domingo (14) para o encerramento da Olimpíada do Conhecimento 2009 – Etapa Estadual, promovida pelo Departamento Regional do SENAI no Rio Grande do Norte. O presidente da FIERN, Flávio Azevedo, e o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, receberam o vice-governador Iberê Ferreira e o senador Garibaldi Filho para a premiação dos melhores competidores. A festa foi prestigiada por diretores da Federação das Indústrias e presidentes de sindicatos, além de familiares dos estudantes que participaram da competição realizada de 10 a 13 de junho no Centro de Convenções de Natal. Leia mais no link: http://www.fiern.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=693



Escrito por redação. às 01h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Cineclube Natal exibe "Bloom" no dia dedicado
ao livro "Ulisses", de James Joyce

Nesta terça-feira (16) o Cineclube Natal entra na comemoração do Bloomsday na cidade. A data marca, mundialmente, o aniversário do livro Ulisses, um dos mais importantes da literatura do século XX - sendo o único livro, além da Bíblia, a possuir um feriado - do autor irlandês James Joyce. Na ocasiao, o cineclube exibirá o filme Bloom - Toda uma Vida em um Único Dia adaptação da obra original de Joyce. Dirigido por Sean Walsh e com Stephen Rea no elenco, o filme teve boa repercussão na Irlanda no ano de seu lançamento (2003). Bloom será exibido a partir das 16:30h no Mercado de Petrópolis, sede do Cineclube Natal. A comemoração do Bloomsday em Natal ocorre durante todo o dia, das 9hs da manhã até às 20h.


Escrito por redação. às 17h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Ceará-Mirim será sede da Assembléia Itinerante e Cidadã

A cidade de Ceará-Mirim vai ser a sede do Poder Legislativo Estadual nesta quarta-feira (17). O município da região metropolitana vai receber mais uma edição do projeto Assembléia Itinerante, a primeira de 2009. A partir das 15h30, os deputados da Casa vão se reunir na Estação Cultural, localizada no largo Júlia Genoveva, onde vai acontecer uma sessão solene de abertura. Logo em seguida será realizada uma sessão ordinária.

Além dos trabalhos legislativos, Ceará-Mirim vai receber a Assembléia Cidadã, que será realizada na quarta e na quinta-feira (18), das 8h às 18h, também na Estação Cultural. O projeto levará para a cidade atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação e cidadania. Os principais serviços oferecidos serão a retirada de documentos, a realização de oficinas de pintura e de brinquedos, atendimentos de saúde bucal e infantil, exames de diabetes e hipertensão, recreação infantil e palestras de prevenção às drogas.



Escrito por redação. às 17h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DO JORNAL O MOSSOROENSE



Escrito por redação. às 16h09
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Marcio Rodrigo Delgado - de Londres

Oi  Jô, 

Tudo bem?

Apenas para manter contato já que fazia um certo tempo que não dava sinal de vida na minha saga pelo mundo a fora.

 

Coluna ‘De Graça ou quase’ em Londres

Além de correspondente internacional da revista Brasileira Aimé, editada em São Paulo, e após passagens bem sucedidas na editoria do Jornal Brazilian News (Londres) e Agora (Londres/ Portugal), passo a integrar a equipe de mais uma publição no exterior.

 

Trata-se da revista Real, veículo mensal editado em Londres e com o qual fechei contrato para assinar a coluna ‘De Graça ou quase’ até dezembro de 2009.

 

Com formato dinâmico e ocupando duas páginas, a coluna traz as últimas novidades no circuito cultural inglês, com enfoque nos eventos que custam muito pouco ou, em alguns casos, são totalmente gratuitos.

 

A parceria com a Real inclui ainda matéria mensal com dica completa de locais em Londres à serem visitados, seja por quem optou por morar em uma das cidades mais cosmopolitas da Europa ou mesmo para quem encontra-se apenas a passeio e quer aproveitar o máximo da terra da Rainha Elizabeth II.

 

Residindo na capital inglesa desde 2004, além do trabalho jornalístico, integro a equipe de marketing da filial da empresa Americana Western Union na Inglaterra.

 

Marcio Rodrigo Delgado

www.marciodelgado.com



Escrito por redação. às 15h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DE NEWTON BRANDA

SOBRE O HOMEM

"Quem conhece os outros é inteligente.Quem conhece a si mesmo é iluminado. Quem vence os outros é forte. Quem vence a si mesmo é invencível."
(Lao Tsé)



Escrito por redação. às 20h53
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DE THIAGO MELLO

Definir-se é limitar-se...

"A rigidez é boa na pedra, não no homem.
A ele cabe a firmeza, o que é muito diferente".
(Guerdjef)



Escrito por redação. às 20h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ALUNO SE DESTACA E AVALIA COMPETIDORES

 

De aluno a avaliador. Essa é a trajetória de Mackson dos Santos, 20 anos, aluno do curso de refrigeração do SENAI/Centro de Tecnologia do Gás de Natal (CT Gás), que estará avaliando os quatro competidores da ocupação, durante a Olimpíada do Conhecimento 2009 - Etapa Estadual, a convite do departamento regional do SENAI. 

 

Apesar de aluno, Mackson já possui um caminho de destaque na ocupação. Vencedor da etapa nacional da Olimpíada, que aconteceu em 2008, na cidade de Porto Alegre, o potiguar se prepara para defender o país na etapa internacional, o World Skill, que acontece em agosto, em Calgary, no Canadá. “A preparação é grande. Treino cerca de 8 horas por dia para manter a média necessária para concorrer na etapa internacional”, contou.

 

Sobre a experiência de estar participando da Olimpíada como avaliador, Mackson adiantou que o convite foi uma honra. “Cheguei ao SENAI muito jovem e posso dizer que fui lapidado. Fazer parte de uma instituição que patrocina a formação profissional e pessoal é motivo de muito orgulho”, disse.

 

Ao longo do evento, o potiguar auxiliará Rodrigues Segundo, professor do CTGás e avaliador da etapa internacional da olimpíada. Juntos eles analisarão módulos técnicos como: montagem de equipamentos e percepção de defeitos, além de aspectos psicológicos dos participantes.

 

Dos quatro competidores avaliados durante os três dias de evento, dois seguem para um simulado final, que acontece no mês de outubro. O melhor colocado defenderá o Estado na etapa nacional da Olimpíada, que acontece em março de 2010, no Rio de Janeiro.  



Escrito por redação. às 19h26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




GENTE! Como é possível? Placa de um salão de beleza.



Escrito por redação. às 23h42
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Defesa do diploma é destacada em manifestações e vigílias em todo o país
Nesta quarta-feira (10/06), a partir das 14h, as atenções dos jornalistas brasileiros e dos defensores do direito da sociedade à informação de qualidade estarão voltadas para o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Estará em pauta o julgamento do Recurso Extraordinário RE 511961, que questiona a exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão de jornalista. A FENAJ convocou ato público para acompanhemento da sessão em Brasília. Paralelamente, manifestações e vigílias acontecem em todo o país.


Escrito por redação. às 23h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Diretor da Itagres anuncia início da produção

O diretor executivo da empresa Itagres, Cláudio Gomes esteve nesta segunda-feira (8) na Secretaria do Desenvolvimento Econômico – Sedec em reunião com o secretário-adjunto, José Rufino, Júnior para confirmar a previsão do cronograma para início da produção da fábrica em Mossoró para dezembro desse ano.

Na reunião, José Rufino Júnior, confirmou as ligações de água e energia e garantiu os incentivos fiscais do Governo do Estado, como o Proadi e o Progás. “O Governo do Estado recebe bem a notícia do início da produção com a certeza de dever cumprido do protocolo de intenções junto a empresa”, afirma o secretário.

Os acessos e o escoamento da produção da Itagres também foram pontos abordados na tarde de hoje. “Estamos acertando os últimos detalhes e confirmando as questões de infraestrutura acertadas com o Governo do Estado”, esclarece Cláudio Gomes.

A empresa de revestimentos cerâmicos anunciou que irá utilizar a mão-de-obra potiguar, gerando empregos e aumentando a renda da população.



Escrito por redação. às 23h27
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Construção da Arena das Dunas

será feita por licitação consorciada

 

Governo do Estado e Prefeitura de Natal irão promover uma licitação consorciada para viabilizar a construção da Arena das Dunas. As bases legais desta licitação serão discutidas pelos procuradores do Estado e do Município. A decisão foi anunciada pela governadora Wilma de Faria na tarde desta terça-feira (09), no Rio de Janeiro, onde se reuniu com a prefeita Micarla de Souza para tratar do assunto. Wilma e Micarla conversaram depois da reunião com o Comitê Organizador Local da Copa 2014. 

 

O projeto Arena das Dunas, que levou Natal a ser escolhida uma das cidades que irão sediar jogos do maior torneio de futebol do mundo em 2014, voltou a receber elogios dos representantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Durante reunião com o Comitê Organizador Local da Copa 2014, a comissão do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal ouviu de Carlos de La Corte, engenheiro de estádios da Fifa, que o referido projeto foi aprovado exclusivamente por critérios técnicos. 



Escrito por redação. às 23h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




TUDO ISSO EM CIMA DE UMA MOTO, COISA DE ORIENTAL...



Escrito por redação. às 20h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

DO BLOG DE CARLOS SANTOS

O jornalista Cláudio Humberto publica nota hoje em sua coluna, que circula em diversos jornais pelo país (além da Internet), que deve botar muita gente em alerta. Muito alerta.

Leia abaixo.

CNJ deve investigar decisões de TRE´s

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem recebido denúncias sobre decisões de Tribunais Regionais Federais de todo o País que conflitam com as do Tribunal Superior Eleitoral.

No Ceará, por exemplo, o prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles, conseguiu ficar no cargo porque o TRE-CE acatou um recurso intempestivo (fora do prazo). Como o atraso foi de 14 minutos, foi considerado insignificante.

A decisão é inconstitucional.



Categoria: Minhas fotos
Escrito por redação. às 20h30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Conferência Livre da UFRN

Nesta terça-feira, nove, das 8 às 18h, no auditório da Reitoria, acontece Conferência Livre da UFRN, com o tema Universidade, Segurança e Cidadania. O evento, sob a coordenação do professor João Dantas, será realizado pela base de pesquisa Exclusão Social, Saúde e Cidadania, com o apoio do SINTEST/RN.

A Conferência aborda três eixos temáticos: Valorização profissional e otimização das condições de trabalho; Prevenção social do crime e das violências e construção de paz; e, por último, Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Foram disponibilizadas 250 vagas, cujas inscrições devem ser solicitadas pelo endereço eletrônico conseglivre@gmail.com . Os interessados devem enviar e-mail informando o nome completo, instituição em que trabalha, o cargo que ocupa, município onde reside, telefone e endereço eletrônico.



Escrito por redação. às 18h58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

MAIS

RN vai sediar encontro de estados nordestinos da Copa 2014
 
A governadora Wilma de Faria anunciou para a primeira quinzena de julho uma reunião, em Natal, com representantes dos governos, prefeituras e assessorias técnicas das quatro capitais nordestinas – Recife, Natal, Fortaleza e Salvador - que sediarão os jogos da Copa de 2014. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8), durante o seminário das cidades sedes, realizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), pela manhã, no Rio de Janeiro, no Windsor Hotel.

O anúncio do encontro em Natal foi bem aceito pelos comitê oficial organizador da Copa de  2014 e pelo ministro dos Esportes Orlando Silva, para quem a realização de um evento desse porte é, também, uma questão social e deve representar para a região a geração de empregos e a implementação de obras de infra-estrutura.



Categoria: Meu projeto cultural Eruditus
Escrito por redação. às 18h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

COPA 2014

Fifa define cronograma e exigências  a serem cumpridas pelas cidades-sede

A prefeita Micarla de Sousa reuniu-se na manhã desta segunda-feira (08) com integrantes da Fifa, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, a governadora Wilma de Faria e todos os representantes das outras 11 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, no Hotel  Windsor-Barra, Rio de Janeiro. Na pauta principal da reunião, estava a definição dos prazos e exigências que a entidade irá estabelecer para  as capitais cumprirem.
 
 A Fifa e a CBF priorizaram a definição dos prazos de entrega das obras  durante a reunião da manhã desta segunda-feira. Ficou definido, por  exemplo, que todos os estádios deverão estar concluídos até 31 de  dezembro de 2012. A prefeita Micarla de Sousa seguiu para o Rio de Janeiro acompanhada do procurador geral do município, Bruno Macêdo, e do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans
Bezerra. “Eles deixaram claro que as cidades que não cumprirem esse cronograma e exigências necessárias poderão perder o direito de sediar a Copa. Por isso nós iremos trabalhar em parceria com o Governo do Estado, porque não queremos que Natal seja mais uma sede, mas sim a  melhor entre as 12”, destacou Micarla.

 A Federação Internacional de Futebol estabeleceu ainda que até o dia 31 de agosto deste ano deverão ser lançados todos os editais para os  projetos a serem executados nas cidades-sede, sejam eles públicos ou de parcerias público-privadas (PPPs). Além da definição das datas, a  Fifa enfatizou a união dos três poderes – União, Estado e Município –  para cumprir todas as metas. “Também discutimos sobre a sustentabilidade dos projetos com ênfase na melhoria da  infra-estrutura nas cidades”, disse ainda a chefe do executivo  natalense. Durante entrevista à imprensa presente à reunião, Micarla  destacou que trabalhará ao lado da governadora Wilma de Faria para  estabelecer um planejamento estratégico e dar celeridade ao andamento  dos projetos.

Na tarde desta segunda-feira, a prefeita Micarla de Sousa e a  governadora do Estado reúnem-se no Rio com vistas a se preparar para a reunião da próxima terça-feira (09). As chefes dos executivos  municipal e estadual terão uma audiência exclusiva com a Fifa, a CBF e  o Governo Federal para dar aprofundamento às questões debatidas no primeiro encontro.



Categoria: Meu projeto cultural Eruditus
Escrito por redação. às 18h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Hino Nacional da Propaganda



Escrito por redação. às 18h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




COMEÇA A OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO EM NATAL

Começou a ser montado desde sexta-feira (5) o ambiente para realização das provas da Etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento do SENAI – 2009. Várias ilhas industriais estão erguidas dentro do Pavilhão Parque das Dunas no Centro de Convenções de Natal para a competição que vai medir o conhecimentos dos alunos do Sistema S no Rio Grande do Norte. A montagem termina hoje (8) e amanhã (9) acontece a abertura técnica, com alunos, instrutores e técnicos.

No dia 10 o presidente do Sistema FIERN, Flávio Azevedo, e o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, abrem oficialmente a Olimpíada. A abertura será às 9h, no no Auditório Lavoisier Maia, também no Centro de Convenções.


Cerca de 75 alunos do SENAI do Rio Grande do Norte participarão da fase estadual da Olimpíada do Conhecimento, que terá ainda 12 alunos do SENAC competindo em duas ocupações comerciais: Cabeleireiro e Cozinha. Os melhores atletas receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Os primeiro e segundo colocados disputarão uma vaga para representar o Estado na Olimpíada Nacional que será realizada no próximo ano, no Rio de Janeiro.

A competição segue até sábado (13/06), com diversos eventos paralelos: seminários, minicursos, palestras e visitações. Haverá também apresentação de várias ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial: Programa SENAI Ações Inclusivas, Mostra Inova SENAI e Mostra SENAI Empresas.

A premiação dos vencedores e a solenidade de encerramento ocorrerão no domingo (14/06) na Casa da Indústria, sede da FIERN, no Auditório Albano Franco.



Escrito por redação. às 10h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




" Não fique triste se alguém lhe virar as costas.
Isso significa apenas que essa pessoa
não pode agüentar a firmeza de seu olhar. "



Escrito por redação. às 17h56
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CHUVAS

Os pluviômetros da Emparn registraram chuva em 31 municípios do Estado, das 7h de quarta-feira (3) às 7h desta quinta (4). As maiores chuvas registradas foram na região Oeste, onde choveu 49 milímetros em Major Sales e 35 milímetros em Luis Gomes.   Nas demais regiões, choveu, mas com menos intensidade. Na região litorânea choveu 22,5 milímetros em Nísia Floresta; no Agreste potiguar, o maior índice foi em São Tomé, registrando 10 milímetros e na região central a maior precipitação foi em Florânia com 8,3 milímetros.
 
A previsão é de que as instabilidades provenientes do Oceano Atlântico continuarão a atuar durante esta sexta-feira (5), mantendo o céu nublado com pancadas de chuvas ao longo da faixa litorânea Leste e Agreste. Nas demais regiões o céu variará entre parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas. Pesquisas apontam que durante o mês de junho principalmente no litoral, a média é de 25 dias com céu variando entre nublado e parcialmente nublado.



Escrito por redação. às 17h52
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




BONS VENTOS

A governadora Wilma de Faria recebeu hoje o cientista norte-rio-grandense Carlos Alberto da Paz Araújo, que é radicado há 38 anos nos Estados Unidos, prontificou-se, como membro do Conselho de Ciência e Tecnologia do Colorado, a trazer a Natal uma missão cientifica e de negócios daquele estado americano com relação à geração de energia solar.
Segundo a governadora, o Rio Grande do Norte tem interesse e já vem apoiando projetos de geração da chamada energia “limpa”, que não polui o meio ambiente. Ela até informou para o professor Carlos Alberto da Paz, que o Estado pode ser contemplado com mais projetos de parques eólicos, a partir do leilão que será realizado em 25 de novembro pelo Ministério das Minas e Energia.



Escrito por redação. às 17h49
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EVENTOS

De acordo com a Secretaria de Comunicação do RN, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 180 mil na realização da Feira Internacional de Fruticultura (Expofruit 2009), que está sendo realizada até sexta-feira (05), no Expocenter, em Mossoró. O vice-governador Iberê Ferreira de Souza faz hoje a abertura oficial da feira que integra o Circuito Estadual de Eventos do Agronegócio/09, promovido pelo governo estadual, em parceria com a Coex, Sebrae, Ufersa  e Prefeitura de Mossoró.



Escrito por redação. às 17h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DIA D

Amanhã é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
E para preservá-lo o que temos visto é muito marketing, muita conversa, e pouca ação.



Escrito por redação. às 17h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

?????

Adeus Machadão

Não se fala em outra coisa em Natal a não ser sobre a Copa em 2014, e se vão mesmo destruir o Machadão. Sei não. Mas que aquele negócio é feio é. Em minha opinião não fará diferença, contanto que não prejudique ninguém, “o novo sempre vem”. E em sua opinião? Devem derrubar, ou erguer o Projeto 2014 em outro local?

A previsão é de que ainda vai rolar muita água nesse açude da Natal sub-sede, e pelo menos por enquanto, não se fala em mudar o local. A primeira reunião do Comitê Executivo Natal 2014 após a escolha da capital potiguar como cidade-sede da Copa do Mundo definiu nove subcomissões de áreas estratégicas para iniciar a organização logística dos preparativos para o evento. A reunião presidida pela governadora Wilma de Faria foi realizada na noite da terça-feira (2) no Salão Vermelho da Governadoria.



Categoria: Meu projeto cultural Eruditus
Escrito por redação. às 19h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

Vixe-Maria!!!

CLICK INDISCRETO NA PREFEITA DE NATAL

 Magnus Nascimento flagrou a prefeita Micarla de Souza comendo bolo. Ora, pois. O comentário que circula na net é que o jornalista teria sido expulso no meio de uma coletiva, por um assessor, por esse flagrinha. Genteeee! Agora os paparazzis vão cair em cima da celebridade. Não seria melhor ter deixado quieto? E se ficarem procurando mais flagras? Imaginem o ti-ti-ti que vai dar se virar moda. (Foto: Magnus Nascimento)



Categoria: Minhas fotos
Escrito por redação. às 18h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Tácito recebe amigos para comemorar dois anos de SPlural

 Um blog “de responsa” completa dois anos de informação, polêmica e contribuição para a blogosfera potiguar. É o Substantivo Plural, do nobre amigo jornalista e intelectual, Tácito Costa (foto). Vale prestigiar e conferir as novidades dessa iniciativa que vem fazendo a diferença no jornalismo cultural do RN.

QUARTA-FERIA (dia 10) - Tácito realizará um coquetel, às 19 horas, no Restaurante Calígula (Rua Chile – Ribeira), para apresentação e lançamento do novo Substantivo Plural.

SEXTA-FEIRA (dia 12) - Tácito vai mediar uma mesa redonda para conversar sobre blogs, jornalismo e cultura. Participarão desse bate-papo, o escritor Nelson Patriota, o professor Daniel Dantas, o jornalista Alex de Souza e a web design Kênia Castro. Vai ser no auditório da Livraria Siciliano do Midway,

O novo SPlural, que será apresentado durante o coquetel, foi criado pela equipe da Mariz Comunicação Integrada, sob o comando do chefão Marcelo Mariz.

Tácito está de parabéns. Eu Substantivamente Pluralizo essa idéia.

Confira: www.substantivoplural.com.br



Escrito por redação. às 18h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




INSCRIÇÃO

REGRAS PARA O PRÓXIMO VESTIBULAR DA UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai oferecer 6.307 vagas no próximo Vestibular, com ingresso em 2010. As normas para os exames foram divulgadas nesta quarta-feira (3), pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). De acordo com a Resolução 104/2009, as inscrições para o processo seletivo do Vestibular serão realizadas no período de 27 de julho a 30 de agosto, até às 23h59m.

O formulário de inscrição, o edital do concurso e o manual do candidato estão no site da Comperve (www.comperve.ufrn.rn). O formulário deve ser enviado exclusivamente pela Internet com uma foto recente do candidato, tamanho 3x4, em arquivo digital formato jpeg.



Escrito por redação. às 17h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CURIOSIDADE

Você já percebeu como as cores podem influenciar seu humor?

Observe essa imagem. O que você sente?

Tranqüilidade, esse é o aspecto dado ao ambiente pela cor azul, abaixando a pressão sanguínea e diminuindo a freqüência cardíaca ela proporciona as sensações de calma, relaxamento e serenidade.

Pois é, isso você sentiu se observou os tons mais claros e vibrantes do azul, porque segundo estudiosos no assunto os usar tons mais escuros de azul podem provocar sentimentos de tristeza.

Mas afinal, o que você sentiu mesmo ao olhar essa imagem?



Escrito por redação. às 17h16
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




GENIAL

O pessoal da agência BooneOakley criou o site com todo conteúdo feito dentro de um vídeo do YouTube, é o primeiro site que faz isso na internet. Se você entrar no endereço do site ele é automaticamente redirecionado para o YouTube. Cada área do site também é encaminhado para um vídeo respectivo. Confira, então o site da BooneOakley.

http://booneoakley.com



Escrito por redação. às 17h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

Falando de jornalismo

Para que serve um JORNAL?

O jornal serve para informar os seus leitores, podendo constituir, subsidiariamente, uma fonte de distração e entretenimento. Se a função do jornal é informar os seus leitores, tal significa, em primeiro lugar, que a coisa mais importante do jornal, a única coisa importante, são as suas notícias. Não são, pois, os jornalistas, as emoções dos jornalistas, bem como a sua pequena sede de fama e estrelato, assuntos que mereçam ser noticiados.

O jornalista não é notícia, não é a notícia, e, pese embora a crescente pressão motivada por uma concorrência feroz entre os media, não deve nunca confundir-se com ela.

Sendo o jornal uma empresa que produz e divulga notícias, não pode servir interesses criados, nem outros interesses que o seu interesse de informar.

O jornal não serve para dar cumprimentos, tecer loas, promover partidos, personalidades ou ideais, ganhar eleições, forjar mitos, arregimentar hostes ou empreender guerras santas. Nem o inverso.

A única coisa que o jornal faz, de forma rigorosa e fundamentada, é divulgar fatos atuais de interesse geral – as notícias. Se, eventualmente, tais fatos desacreditam ou abonam a favor de pessoas, é algo que cumpre aos leitores concluir a partir da leitura dos tais fatos que o jornal noticia.

Mas nem só. O jornal também veicula análises e opiniões. Algumas, como os editoriais, da responsabilidade do diretor, ou os artigos de opinião não assinados, comprometem e obrigam todo o corpo redatorial. Outras, da responsabilidade de jornalistas individualmente identificados, colaboradores ou colunistas, exprimem os pontos de vista e as apreciações subjetivas dos fatos que são feitas pelos seus autores.

Entende-se como parte fundamental do serviço prestado por um jornal a contribuição que este presta para a análise dos acontecimentos, o esclarecimento e a formação dos seus leitores.

E por isso a opinião não é parente pobre da informação, nem vice-versa. São produtos diferentes, que visam objetivos diferentes e possuem igual estatuto e dignidade.

Fonte: Manual de Jornalismo, de Ricardo Cadet, p. 39.



Categoria: Meus pensamentos
Escrito por redação. às 20h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

2014 - agora é esperar pra ver!



Categoria: Meu projeto cultural Eruditus
Escrito por redação. às 18h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Serra de São Bento implanta o primeiro Gabinete de Gestão Integrada Municipal
 
O Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGI), órgão vinculado a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), realizou nos últimos dias visitas nas cidades de Serra de São Bento, Currais Novos, Goianinha e Tibau do Sul para tratar da criação do GGI nos municípios. Em Currais Novos, também foi abordado o debate em torno da etapa estadual da Primeira Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que acontece em julho, em Natal. Das reuniões surgiu o primeiro GGI Municipal, que será oficialmente inaugurado na próxima sexta-feira (5), em Serra de São Bento.



Escrito por redação. às 18h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Edição 2009 da Expofruit começa nesta quarta
 
A edição 2009 da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (EXPOFRUIT) começa nesta quarta-feira (3) e vai até o dia 5 deste mês em Mossoró. A feira, que é integrante do Circuito Estadual de Eventos do Agronegócio, tem como tema “Fruta, um pedaço do Brasil que gira o mundo”.



Escrito por redação. às 18h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Obras de saneamento em execução no RN somam R$ 390 milhões
 
O investimento do Governo do Estado em saneamento básico até 2010 será de R$ 648,7 milhões, entre recursos próprios e oriundos do governo federal. Entre 2003 e 2008, o valor aplicado em obras concluídas foi de R$ 133,7 milhões, sendo disponibilizados, no momento, R$ 390 milhões para obras que estão em andamento. O balanço foi apresentado na manhã desta terça-feira (02) à governadora Wilma de Faria, no Parque das Dunas, durante a solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente.
 
Somente em Natal, o investimento em saneamento, entre 2003 e 2010, será de R$ 323,7 milhões. Entre as obras em execução, está a Estação de Tratamento de Esgoto do Baldo, que irá tratar 22% dos esgotos da capital, beneficiando 21 bairros e uma população de 225,6 mil habitantes. Ao final destas obras, Natal passará a ter um índice de 60% de atendimento com esgotamento sanitário (hoje é de 32%) e o Rio Grande do Norte duplicará o índice, passando de 22% para 44%.



Escrito por redação. às 18h22
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Governo e Banco do Brasil iniciam liberação de R$ 167 mi para o RN
 
A governadora Wilma de Faria assinou no final da manhã desta terça-feira (2), na Governadoria, a carta proposta que dá início aos trâmites junto ao Banco do Brasil, governo federal e BNDES para a liberação do financiamento de R$ 167 milhões previstos no Programa Emergencial de Apoio aos Estados, feito pelo governo federal para compensar os Estados que tiveram perdas financeiras em razão da queda no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e de royalties (no caso de Estados produtores de petróleo). 
 
A carta proposta para a operação de crédito foi assinada entre a governadora e o novo superintendente de Negócios, Varejo e Governo do Banco do Brasil no Estado, Otaviano Amantéa de Souza Campos.  O Banco é o agente financeiro da operação. Os recursos, segundo o superintendente, serão destinados, exclusivamente, a investimentos.



Escrito por redação. às 18h21
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

2014

Reunião do Comitê Executivo Natal 
 
A Governadora Wilma de Faria vai participar da 5ª reunião extraordinária do Comitê Executivo Natal 2014 nesta terça-feira (2), às 18h, no Salão Vermelho da Governadoria, no Centro Administrativo.  O Comitê Executivo Natal 2014 foi criado pela governadora Wilma de Faria em 12 de janeiro deste ano atendendo a uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) às cidades candidatas à sede da Copa de 2014.
 
O Comitê é formado por membros do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal, Federação Norte-rio-grandense de Futebol, entre outras entidades representativas, e tem como presidente o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes. Na reunião desta terça-feira, será discutido todo o planejamento e a elaboração do cronograma das ações do Comitê para os próximos 90 dias. “Agora é de trabalhar e trabalhar muito”, disse a governadora.



Categoria: Meu projeto cultural Eruditus
Escrito por redação. às 18h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

2014

Prefeita reúne secretários para discutir Copa do Mundo

A prefeita Micarla de Sousa reuniu todos os secretários municipais na manhã desta terça-feira (02) para anunciar as primeiras medidas a respeito da Copa do Mundo de 2014, que terá Natal como uma das 12 cidades-sede no Brasil. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão e serviu para alinhar as atribuições que o município terá na condução do processo.



Categoria: Meu projeto cultural Eruditus
Escrito por redação. às 18h16
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

Iniciativa

PAULO DAVIM

Por iniciativa do deputado Paulo Davim, a Assembléia Legislativa vai realiza uma audiência pública nesta quarta-feira (3) para discutir o desabastecimento dos hospitais públicos do estado. A audiência acontece às 9h, no auditório Robinson Faria. Paulo Davim, que é médico, diz que está desanimado com o descaso do Governo do Estado em relação à saúde, principalmente no que se refere ao Hospital Walfredo Gurgel.



Categoria: Minhas fotos
Escrito por redação. às 18h13
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
    Categorias
      Todas as Categorias
      Link
      Evento
      Citação
      Avaliação
      Objeto de Desejo
      Minha opinião
      Meus poemas
      Minhas fotos
      Meus pensamentos
      Meu projeto cultural Eruditus
    Outros sites
      COLUNA O MOSSOROENSE
      GRUPO ERUDITUS
      TÁCITO COSTA
      CARLOS SANTOS
      FOGO CRUZADO
      FIERN
      MUNDO POP
      BREBOTE
      VERBALIZANDO
      FOGO CRUZADO
      MARCOS DANTAS
      NOMINUTO
      RUBENS LEMOS
      OLIVEIRA WANDERLEY
      AILTON MEDEIROS
      EDUARDO BRUNO
      DINARTE ASSUNÇÃO
    Votação
      Dê uma nota para meu blog