Blog da Jô Lopes - RIO GRANDE DO NORTE - www.jolopesrn.zip.net

Meu projeto cultural Eruditus



 
 

DO BLOG DE ALEX MEDEIROS

Natal - A Copa da Discórdia


Parafraseando a mensagem publicitária do deputado Fábio Faria (PMN) no lançamento do seu livro sobre a Copa 2014, eu digo que a Copa nem começou e Natal já tem muito o que reclamar. E não pensem que o desentendimento é coisa de jornalistas e radicais.

Há muito mais problemas no ambiente oficial do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal, por causa do gerenciamento das obras da Copa, do que nos bate-bocas entre torcedores favoráveis e contrários à demolição do velho estádio Machadão.

No jogo da busca pela viabilidade do projeto aprovado pela FIFA, as equipes da governadora Wilma de Faria e da prefeita Micarla de Sousa tentam esconder as botinadas com um “far play” dissimulado nos blogs e colunas de amigos.

O relacionamento entre as duas chefes de governo está mais complicado do que no período de campanha, quando as duas estavam em palanques opostos na luta pelo controle da capital. Como diria um antigo locutor, “tá formado o cu de burro”.

Governo e Prefeitura parecem Espanha e Holanda lutando pelos direitos do mar, como naquele poema de Leila Diniz. Ambos querem administrar as obras da Copa do Mundo, num empurra-e-puxa que lembra zagueiros e atacantes na hora do escanteio.

A FIFA, que não é besta, não acredita no devaneio das cidades que garantiram atrair bilhões de contas privadas para construir ou reformar estádios. E impôs a todas a garantia de uma reserva técnica, uma espécie de fundo compensatório.

Na prática, os organizadores do jogos em 2014 querem ter certeza que na ausência da iniciativa privada os governos garantam a viabilização dos projetos. Micarla sabe que a administração municipal tem, muito mal, o suficiente para salários e pequenas obras.

Já a governadora, que apesar de saber que a sede escolhida foi Natal e não o Estado, imagina ter maiores condições de montar o tal fundo, tanto na parceria com o Planalto, quanto – em último caso – no uso dos empréstimos que conseguiu recentemente.

A função de gerente das obras da Copa virou uma crise política entre os dois governos – que obviamente irão desmentir ou tergiversar – e complicou outra vez o relacionamento entre Wilma e Micarla. Repito: nunca foi tão ruim, desde a campanha passada.

E desde o anúncio oficial da FIFA, quando ambas reuniram militantes e claques na Praia de Ponta Negra para a pantomima televisiva, a situação ganhou contornos de pendenga. A prefeita deixou o local chorando, por causa do discurso da governadora.

Diante da pequena multidão (pleonasmo voluntário) tangida ao palanque, Wilma soltou as primeiras escaramuças, talvez na tentativa de anular os aplausos para a borboleta. A governadora insinuou que a Prefeitura só naquele momento decidira fazer alguma coisa.

Portanto, além do fato de que apenas 10 cidades serão sede (duas dançarão) e de que no menor deslize a FIFA descredencia, eis que o tal fundo compensatório passa a ser o “santo graal” da Copa. Sem dinheiro gringo e sem ele, nem Wilma nem Micarla garantem a Copa na Arena da Insensatez. 

Fonte:  www.alexmedeiros.com.br



Escrito por redação. às 15h20
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

MAIS

RN vai sediar encontro de estados nordestinos da Copa 2014
 
A governadora Wilma de Faria anunciou para a primeira quinzena de julho uma reunião, em Natal, com representantes dos governos, prefeituras e assessorias técnicas das quatro capitais nordestinas – Recife, Natal, Fortaleza e Salvador - que sediarão os jogos da Copa de 2014. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8), durante o seminário das cidades sedes, realizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), pela manhã, no Rio de Janeiro, no Windsor Hotel.

O anúncio do encontro em Natal foi bem aceito pelos comitê oficial organizador da Copa de  2014 e pelo ministro dos Esportes Orlando Silva, para quem a realização de um evento desse porte é, também, uma questão social e deve representar para a região a geração de empregos e a implementação de obras de infra-estrutura.



Escrito por redação. às 18h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

COPA 2014

Fifa define cronograma e exigências  a serem cumpridas pelas cidades-sede

A prefeita Micarla de Sousa reuniu-se na manhã desta segunda-feira (08) com integrantes da Fifa, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, a governadora Wilma de Faria e todos os representantes das outras 11 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, no Hotel  Windsor-Barra, Rio de Janeiro. Na pauta principal da reunião, estava a definição dos prazos e exigências que a entidade irá estabelecer para  as capitais cumprirem.
 
 A Fifa e a CBF priorizaram a definição dos prazos de entrega das obras  durante a reunião da manhã desta segunda-feira. Ficou definido, por  exemplo, que todos os estádios deverão estar concluídos até 31 de  dezembro de 2012. A prefeita Micarla de Sousa seguiu para o Rio de Janeiro acompanhada do procurador geral do município, Bruno Macêdo, e do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans
Bezerra. “Eles deixaram claro que as cidades que não cumprirem esse cronograma e exigências necessárias poderão perder o direito de sediar a Copa. Por isso nós iremos trabalhar em parceria com o Governo do Estado, porque não queremos que Natal seja mais uma sede, mas sim a  melhor entre as 12”, destacou Micarla.

 A Federação Internacional de Futebol estabeleceu ainda que até o dia 31 de agosto deste ano deverão ser lançados todos os editais para os  projetos a serem executados nas cidades-sede, sejam eles públicos ou de parcerias público-privadas (PPPs). Além da definição das datas, a  Fifa enfatizou a união dos três poderes – União, Estado e Município –  para cumprir todas as metas. “Também discutimos sobre a sustentabilidade dos projetos com ênfase na melhoria da  infra-estrutura nas cidades”, disse ainda a chefe do executivo  natalense. Durante entrevista à imprensa presente à reunião, Micarla  destacou que trabalhará ao lado da governadora Wilma de Faria para  estabelecer um planejamento estratégico e dar celeridade ao andamento  dos projetos.

Na tarde desta segunda-feira, a prefeita Micarla de Sousa e a  governadora do Estado reúnem-se no Rio com vistas a se preparar para a reunião da próxima terça-feira (09). As chefes dos executivos  municipal e estadual terão uma audiência exclusiva com a Fifa, a CBF e  o Governo Federal para dar aprofundamento às questões debatidas no primeiro encontro.



Escrito por redação. às 18h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

?????

Adeus Machadão

Não se fala em outra coisa em Natal a não ser sobre a Copa em 2014, e se vão mesmo destruir o Machadão. Sei não. Mas que aquele negócio é feio é. Em minha opinião não fará diferença, contanto que não prejudique ninguém, “o novo sempre vem”. E em sua opinião? Devem derrubar, ou erguer o Projeto 2014 em outro local?

A previsão é de que ainda vai rolar muita água nesse açude da Natal sub-sede, e pelo menos por enquanto, não se fala em mudar o local. A primeira reunião do Comitê Executivo Natal 2014 após a escolha da capital potiguar como cidade-sede da Copa do Mundo definiu nove subcomissões de áreas estratégicas para iniciar a organização logística dos preparativos para o evento. A reunião presidida pela governadora Wilma de Faria foi realizada na noite da terça-feira (2) no Salão Vermelho da Governadoria.



Escrito por redação. às 19h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

2014 - agora é esperar pra ver!



Escrito por redação. às 18h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

2014

Reunião do Comitê Executivo Natal 
 
A Governadora Wilma de Faria vai participar da 5ª reunião extraordinária do Comitê Executivo Natal 2014 nesta terça-feira (2), às 18h, no Salão Vermelho da Governadoria, no Centro Administrativo.  O Comitê Executivo Natal 2014 foi criado pela governadora Wilma de Faria em 12 de janeiro deste ano atendendo a uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) às cidades candidatas à sede da Copa de 2014.
 
O Comitê é formado por membros do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal, Federação Norte-rio-grandense de Futebol, entre outras entidades representativas, e tem como presidente o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes. Na reunião desta terça-feira, será discutido todo o planejamento e a elaboração do cronograma das ações do Comitê para os próximos 90 dias. “Agora é de trabalhar e trabalhar muito”, disse a governadora.



Escrito por redação. às 18h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 
 

2014

Prefeita reúne secretários para discutir Copa do Mundo

A prefeita Micarla de Sousa reuniu todos os secretários municipais na manhã desta terça-feira (02) para anunciar as primeiras medidas a respeito da Copa do Mundo de 2014, que terá Natal como uma das 12 cidades-sede no Brasil. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão e serviu para alinhar as atribuições que o município terá na condução do processo.



Escrito por redação. às 18h16
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
    Categorias
      Todas as Categorias
      Link
      Evento
      Citação
      Avaliação
      Objeto de Desejo
      Minha opinião
      Meus poemas
      Minhas fotos
      Meus pensamentos
      Meu projeto cultural Eruditus
    Outros sites
      COLUNA O MOSSOROENSE
      GRUPO ERUDITUS
      TÁCITO COSTA
      CARLOS SANTOS
      FOGO CRUZADO
      FIERN
      MUNDO POP
      BREBOTE
      VERBALIZANDO
      FOGO CRUZADO
      MARCOS DANTAS
      NOMINUTO
      RUBENS LEMOS
      OLIVEIRA WANDERLEY
      AILTON MEDEIROS
      EDUARDO BRUNO
      DINARTE ASSUNÇÃO
    Votação
      Dê uma nota para meu blog